A Concelhia de Câmara de Lobos do Partido Socialista mostra-se "perplexa" com a decisão da Comissão Europeia de proibir por um período de dois anos a captura, transporte e descarga de gata na Madeira, também conhecida como 'xara', 'sapata' ou bacalhau de Câmara de Lobos.
Em comunicado, o PS recorda que os moldes atuais da pesca do peixe espada preta tornam muito difícil não pescar esta espécie acidentalmente.
O presidente da concelhia, Urbano Ferreira, diz que "não se compreende esta decisão, até porque a discussão não é nova e julgava-se que a União Europeia teria percebido a especificidade da pesca artesanal praticada pelos pescadores de Câmara de Lobos e o facto de estes animais capturados não serem recuperados - são simplesmente atirados ao mar, mortos".
Assim, considera que "a proibição se torna ainda mais absurda quando abrange a possibilidade de se realizar estudos sobre a espécie", questionado mesmo: "como é que um Comité Científico emite um parecer que leva à interdição de estudos científicos sobre uma espécie?".
Urbano Ferreira garante que "o PS Câmara de Lobos manter-se-á firme na luta pelos interesses da nossa comunidade piscatória junto das entidades competentes"