A Madeira foi eleita este sábado como o Melhor Destino de Cruzeiros da Europa 2025. Um prémio entregue pelos World Cruise Awards que, nas palavras do secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues, “pertence a todos os madeirenses”.
“Este reconhecimento não se dirige apenas ao setor dos cruzeiros, que, de facto, muito merece. É também uma justa homenagem a todos os madeirenses, cuja simpatia, competência e arte de bem receber tornam a Madeira um destino turístico de excelência”, afirmou José Manuel Rodrigues, responsável pela tutela da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA).
O galardão foi entregue durante a 5.ª Gala Anual dos World Cruise Awards, que decorreu este ano no Bahrein, no Médio Oriente, e foi a quarta vez consecutiva que a Região foi premiada.
Em 2022 e 2023, já tinha conquistado o galardão de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa, e no ano passado os Portos da Madeira foram distinguidos como o Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade.
Para Paula Cabaço, presidente da APRAM, este prémio é motivo de orgulho e de grande responsabilidade. “Sentimos um enorme orgulho em ver reconhecido internacionalmente o trabalho de toda a nossa equipa, dos colaboradores da APRAM, dos parceiros e de todos os agentes de turismo que, diariamente, dão o seu melhor para que cada visitante de cruzeiro tenha uma experiência inesquecível”, afirmou.
“Este prémio reforça a responsabilidade de continuar a elevar os padrões de excelência, garantindo que a Madeira mantenha o seu estatuto de destino de referência no turismo de cruzeiros”, acrescentou a presidente da APRAM, dizendo que o galardão é também uma “justa homenagem” a todos os madeirenses, que tão bem sabem acolher quem os visita. “Os madeirenses, são o nosso grande património”, sublinhou.
Em 2024, a Madeira viveu o melhor ano de sempre para o setor dos cruzeiros, que representou 61,4 milhões de euros para a economia regional. Foram 316 escalas de navios de cruzeiro, que movimentaram 728.604 passageiros e 271.974 tripulantes.
Para este ano, os indicadores apontam para uma subida desses números. Em termos comparativos, até ao final de outubro, os portos do Funchal e do Porto Santo receberam 478.374 passageiros e 177.854 tripulantes, fruto de 213 escalas. No mesmo período, mas em 2024, a Madeira recebeu 192 escalas que trouxeram 445.515 passageiros e 162.535 tripulantes.
Os World Cruise Awards foram atribuídos pela primeira vez em 2021, e no ano passado a Gala Anual realizou-se no Funchal. Os prémios são considerados os ‘irmãos’ dos World Travel Awards, instituídos em 1993 e referidos como os ‘Óscares do Turismo’, nos quais a Madeira já venceu por 11 vezes o galardão de Melhor Destino Insular da Europa.