O grupo parlamentar do PS vai dar entrada na Assembleia Legislativa da Madeira a uma proposta de recomendação ao Governo Regional, no sentido de haver uma valorização do trabalho dos produtores de cana-de-açúcar, uma das produções típicas da Região, que tem o mel de cana e o rum da Madeira como derivados.
Victor Freitas, em conferência de imprensa realizada esta manhã nos Canhas, afirmou que “a proposta socialista pretende que o preço pago aos produtores de cana tenha uma relação com a comercialização do produto final”.
O parlamentar, que foi o porta-voz da iniciativa, recordou que, o ano passado, na visita que Miguel Albuquerque efetuou ao Festival do Rum, o presidente do Governo afirmou “que o valor pago pelo rum tinha duplicado em dois anos, algo que não se verifica em relação ao preço pago aos produtores de cana, cujo valor nem chegou a duplicar em 20 anos”.
“Em 2004, segundo dados da própria Secretaria, pagavam por quilo 24 cêntimos. Em 2024, pagam 40 cêntimos. Ou seja, não duplicou. O que o PS quer é que exista esta relação entre a venda dos derivados da cana-de-açúcar e o valor pago aos produtores”, especificou. Victor Freitas, que defendeu que o preço pago aos produtores seja fixado no início da plantação.