O projeto ‘Cuidadores de Apoio ao Domicílio (CAD)’ foi o grande vencedor do prémio de Boas Práticas em Saúde.
Desenvolvido pelo Serviço Social do SESARAM, o projeto distinguiu-se pelo seu caráter inovador e pelo impacto positivo na gestão dos cuidados de saúde e sociais na Região Autónoma da Madeira.
Numa nota enviada pelo Gabinete de Comunicação do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, onde o SESARAM congratula-se com o facto de o organismo, através do Serviço Social, ter sido distinguido com o prémio de ‘Melhor Poster’ na 18.ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde (PBPS), é referido que “este projeto teve um impacto significativo na libertação de camas hospitalares e na melhoria da qualidade de vida dos utentes, contribuindo igualmente para uma gestão mais eficiente dos recursos do sistema de saúde”.
O SESARAM acrescenta ainda que “os protelamentos das altas hospitalares constituem um problema social complexo, que gera pressão acrescida sobre os sistemas de saúde, afetando a capacidade de resposta e a qualidade dos cuidados prestados. Com o objetivo de mitigar este problema e promover uma transição eficaz dos cuidados do hospital para o domicílio, este projeto foi incluído no atual programa de governo, estando atualmente em desenvolvimento”.
Desta forma, ressalva que “a atribuição deste prémio vem reconhecer e valorizar as boas práticas desenvolvidas na Região Autónoma da Madeira, reforçando o compromisso do SESARAM com a qualidade, a inovação e a humanização dos cuidados de saúde”.
Refira-se que o Prémio de Boas Práticas em Saúde (PBPS) foi criado para estimular, reconhecer e disseminar iniciativas que acrescentem valor ao Serviço Nacional de Saúde. O PBPS promove a partilha de conhecimento e a replicabilidade de soluções em áreas como a humanização, segurança do doente, qualidade, integração de cuidados e inovação organizacional.
O prémio é promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, em parceria com organismos centrais do Ministério da Saúde e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Esta iniciativa constitui uma referência nacional na valorização de equipas que se destacam pela inovação, integração de cuidados e proximidade com o cidadão.