A Polícia de Segurança Pública da Madeira (PSP), no âmbito da Operação “Dia do 112”, realizou na passada quarta feira, 11 de fevereiro, várias ações de sensibilização junto da comunidade escolar, especificamente dirigidas aos jovens do 1º, 2º, 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, com o objetivo de os sensibilizar para a utilização correta e responsável do número 112.
A data desta ação foi escolhida de forma simbólica, correspondendo ao número 112, o número único europeu de emergência. Esta data comemorativa foi instituída pela União Europeia para promover o conhecimento e o uso correto do Número Europeu de Emergência 112.
Em Portugal, o 112 funciona desde 1999, permitindo o contacto imediato com a polícia (PSP/GNR), bombeiros e INEM. Anteriormente os números de emergência eram de âmbito nacional. Em Portugal funcionava o 115.
A PSP tem um papel central na resposta às chamadas 112 relacionadas com segurança pública, ordem pública e emergências policiais.
Este número pode e deve ser utilizado para reportar situações de risco de vida, urgência médica, crimes ocorridos ou a ocorrer no momento da chamada, incidentes graves (acidentes rodoviários com feridos, incêndios, inundações, etc.) e crianças e seniores perdidos.
No âmbito das ações realizadas pela PSP foram contabilizadas 9 ações de sensibilização efetuadas; 272 pessoas e instituições foram sensibilizadas, desde escolas, professores, auxiliares e pais; 0 estabelecimentos foram abrangidos e foram realizados 8 contactos individuais.
A autoridade recomenda aos cidadãos que utilizem o número 112 para qualquer ocorrência que necessite de ambulância, polícia ou bombeiros, desde que esteja em causa a vida ou a integridade física de algum cidadão.