A introdução no consumo da gasolina cresceu 8,1% inferior à taxa de outubro, confirmando um abrandamento da dinâmica de crescimento, segundo dados revelados Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM). Os pagamentos e levantamentos feitos em TPA com cartões nacionais aumentaram 6,0%, sendo que também estão em desaceleração.
Os saldos dos empréstimos para o consumo mantiveram uma expansão de 8,7%, idêntica à do mês anterior. No que toca às vendas de automóveis ligeiros de passageiros, registou uma queda significativa de -18,8%.
Os sinais de investimento permanecem diversificados. As vendas de veículos comerciais cresceram 11,4%, mas num ritmo inferior ao anterior. Em contrapartida, o crédito às sociedades não financeiras agravou a queda fixando-se em -1,9%.
A comercialização de cimento manteve-se negativa registando uma variação homóloga de -5,6%, por sua vez, a avaliação bancária da habitação continuou a subir com 16,7%. No que toca aos edifícios licenciados inverteu mesmo a tendência de crescimento, registando uma redução de 5,2%.
Na procura externa, as exportações de bens voltaram a aumentar de forma significativa (18,8%), embora inferior à observada em outubro. Já as importações diminuíram 7,8%.
O movimento de mercadorias nos portos da Região apresentou um crescimento de 7,9%, enquanto o tráfego de passageiros nos aeroportos regionais continuou a crescer, com um aumento de 11,5%. Relativamente aos levantamentos e compras através de TPA com cartões internacionais, registou-se um crescimento de 7,2%.