Bom dia!
A aprovação da proposta de lei que proíbe o uso da burca e do niqab em espaços públicos motiva forte contestação na Madeira. Associações regionais e o Centro Cultural Islâmico denunciam ao JM uma violação dos direitos fundamentais, alertando que a medida promove a exclusão e limita liberdades.
Esta é a notícia que faz a manchete do seu JM desta terça-feira, numa edição que destaca a violência. Sete pais agredidos pelos filhos pediram ajuda. Entre 2022 e 2024, sete pais e mães procuraram ajuda na Região após agressões praticadas pelos filhos. Ao nível nacional, são mais de 2.800 casos. A maioria permanece em silêncio.
Confrontos entre jovens mancham noite no Funchal é outro assunto de relevo, assim como a política. Freguesias sem maioria abrem frente de batalha entre Chega e JPP e Aguiar-Branco defende revisão da Autonomia sem tabus. O presidente da Assembleia da República admite que dossiês pendentes com Lisboa devem ser discutidos, mas remete soluções para os deputados. Rubina Leal diz ser urgente alterar a Lei das Finanças Regionais e rever a Constituição.
Saiba ainda que sindicalistas exigem no Orçamento Regional resposta a salários e carreiras e que Circo Mundial regressa a 5 de dezembro ao Cais 8.
Tudo isto e muito mais no seu JM desta terça-feira!