MADEIRA Meteorologia

Programa de bem-estar mental está em duas escolas da Região

Data de publicação
05 Abril 2024
16:15

Um programa de bem-estar mental está a ser implementado em dois estabelecimentos de ensino da Região, na Escola Básica e Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, em São Roque (Funchal), e na Escola Básica com Pré-escolar e Creche Dr. Alfredo Ferreira de Nóbrega Júnior, na Camacha.

O ‘Por ti - Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas’ é aberto à comunidade escolar, incluindo alunos, professores, pessoal não docente e famílias, e tem como objetivo primordial desenvolver competências de regulação emocional que contribuam para estilos de vida mentalmente mais equilibrados.

No continente e nos Açores, mais de 42 mil alunos, 1300 famílias e 3900 professores e pessoal não docente, em 175 escolas, já conhecem este programa, financiado pela Z Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul, e implementado pela EPIS - Empresários Pela Inclusão Social –, em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo - Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra, este programa decorre ao longo de quatro anos letivos (2022 a 2026).

As escolas madeirenses iniciaram em março passado os workshops psicoeducativos direcionados aos alunos. Estas sessões visam a consciencialização dos jovens para o bem-estar mental e a necessidade de estar alerta para entender diversos sinais e sintomas, quer nos próprios, quer nos outros.

“O bem-estar mental é a base do bem-estar emocional, psicológico e social. Impacta a maneira como pensamos, sentimos e agimos ao longo da nossa vida. Igualmente, ajuda a determinar como lidamos com o stresse, como nos relacionamos com os outros e como tomamos decisões. É fundamental a literacia em bem-estar mental de adolescentes e jovens, bem como dos seus agentes educativos, pessoal docente, não docente, assistentes operacionais e famílias, de modo a ser-se capaz do autocuidado e ajuda aos outros”, explica a mediadora EPIS e psicóloga do SPO da Escola Básica com Pré-Escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, Susana Cristina Freitas Gonçalves.

No território continental de Portugal e na Região Autónoma dos Açores, o programa ‘Por ti’ está na segunda fase de desenvolvimento. Esta fase compreende a implementação de programas de intervenção para dois grupos distintos: um para adolescentes e outro para professores. No caso dos adolescentes, o foco está na promoção de estratégias de regulação das emoções, enquanto que, para os professores, o objetivo passa pelo reforço das estratégias de regulação das emoções na perspetiva desta profissão, promovendo o recurso à regulação adaptativa das habilidades emocionais.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas