MADEIRA Meteorologia

Produção de Batata-doce já vale 12 milhões de euros

Data de publicação
21 Março 2025
17:16

Na Madeira e de acordo com os dados disponíveis, a batata-doce ocupava em 2024 uma área na ordem dos 434 hectares, com a produção a atingir as 10.500 toneladas e o rendimento a situar-se nos €12.390.000, o que significa, quando comparados com os valores de 2020, que, embora se registe apenas uma ligeira alteração na área cultivada, na ordem de 1%, há que destacar o significativo aumento na produção, em cerca de 43%.

Marco Caldeira, diretor regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural visitou a exploração do empresário agrícola Maurício Fernandes, localizada na freguesia do São Jorge, concelho de Santana. Com uma área total superior aos três hectares, a exploração agrícola produz, para além de vinha e de batata, batata-doce, que ocupa uma área aproximada de 8 000 m2, com toda a produção a ser escoada para o mercado regional.

  • Produção de Batata-doce já vale 12 milhões de euros

De notar que a batata-doce da Madeira é reconhecida pela União Europeia desde julho de 2024 como Denominação de Origem Protegida (DOP), um estatuto que protege, identifica e valoriza as variedades tradicionais «Brasileira», «5 bicos», «Cenoura regional», «Inglesa», «Cabeiras», «Amarelinha» e «Cabreira branca do Porto Santo» em todo o mercado europeu.

Marco Caldeira aproveitou a visita efetuada para reiterar o compromisso da Direção Regional na defesa do melhor interesse de todos os agricultores, afirmando ainda que “é importante que se continue a privilegiar as culturas com potencial de crescimento, a exemplo da batata-doce, dada a elevada qualidade que evidencia e o aumento constante da procura, beneficiando também do reconhecimento do estatuto DOP”.

A cultura da batata-doce da Madeira continua a ser uma aposta segura, uma vez que o seu consumo tem vindo a crescer de forma relevante em todo o mundo, mas particularmente no continente europeu, muito pelo efeito da fácil adaptabilidade e do elevado teor de nutrientes.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas