Saúde mental e os casos de assédio no ensino superior que têm sido tornados públicos foram os temas abordados pelo presidente da direção da Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa).
Alex Faria subiu ao púlpito na sessão solene do Dia da Universidade para chamar a atenção para a saúde mental dos estudantes, a qual se agravou com a pandemia da covid-19 e com os aumentos dos preços dos produtos.
"Tudo isto é uma constante ameaça ao psicológico de qualquer pessoa", alertou Alex Faria, entendo que as instituições de Ensino Superior em Portugal, sem exceção, necessitam de disponibilizar espaços próprios para apoio psicológico à comunidade académica.
"Agora mais do que nunca, a saúde mental deve ser vista com um ponto de elevada importância. Se não investirmos nela, iremos ter como consequência, outras grandes problemáticas do Ensino Superior: o abandono e a desistência escolar", sustentou.
No que concerne aos casos de assédio no Ensino Superior que têm, recentemente, vindo a ter bastante destaque no panorama nacional, o presidente da Associação Académica considera ainda ser necessário criar estruturas "bem definidas e focadas para estas situações, para que as vítimas possam denunciar"
Este ano, o Dia da Universidade é ainda marcado pelo lançamento do novo Diário Eletrónico da Académica da Madeira, novidade que Alex Faria fez questão de enaltecer.
"Este novo portal pretende servir como repositório de toda a produção da Académica da Madeira, desde os anos 90./ Possui centenas de notícias sobre a UMa e o Ensino Superior, em Portugal e no mundo, e é, senão o melhor, um dos melhores portais noticiosos universitários do país", apontou.
A terminar, Alex Faria deixou ainda um repto:"o crescimento da Universidade é sinónimo de desenvolvimento da região. Desafio a sociedade civil, todas as entidades e as autoridades aqui presentes a defenderem a Universidade da Madeira", rematou.