MADEIRA Meteorologia

Posse de reitor : André Barreto defende importação de professores universitários em vez de empregados de mesa

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
07 Maio 2025
17:45

Teve início a cerimonia de tomada de posse do reitor da Universidade da Madeira, com o cortejo académico e seguindo-se os discursos, com o presidente do conselho geral a iniciar este momento.

André Barreto começou a discursar de forma informal, causando até algumas gargalhadas junto dos presentes. Mas, o seu discurso acabou por ser muito sério, lembrando o contexto em que vive o mundo, mas focando a importância da Universidade da Madeira e o seu papel imprescindível no desenvolvimento social da sociedade.

André Barreto admitiu não compreender ainda ser necessária a homologação por parte do ministério de educação para a tomada de posse do reitor, lamentando esse sinal ainda de colonialismo. O responsável questionou também a falta de atenção em termos do devido financiamento que a academia madeirense merece do Estado. Considerando que “uma Universidade são os alunos que a frequentam”, André Barreto entende que “não podem existir cursos sem alunos”, destacando o que tem sido feito na academia madeirense pelos alunos e professores.

O responsável recordou os centros de investigação que a UMa tem, alertando que estes e outros que possam ser criados, “devem ter presente necessidades especificas da Madeira, auxiliando assim empresas e governo nas suas tomadas de decisão”.

“Fico triste quando oiço que determinado tema foi pedido para ser estudado pela universidade x ou y, quando aqui temos conhecimento e capacidade, sem haver qualquer tipo de consulta à UMa sobre a sua disponibilidade e interesse em colaborar. Gostava que pudesse passar a ser comum o estabelecimento se protocolos. Para simples inquéritos, estudos mais extensos ou projetos de investigação, em estreita ligação da universidade com as empresas e o governo regional”, afirmou o novo presidente do conselho geral. E deixou exemplos como um estudo sobre os reais benefícios de um sistema fiscal próprio, observatório de emprego ou do turismo, desenvolvimento de Inteligência artificial na saúde

  • Posse de reitor : André Barreto defende importação de professores universitários em vez de empregados de mesa

André Barreto olhou ainda para o programa sufragado para os próximos quatro anos, destacando os desafios ao nível do turismo e o projeto do novo hospital. “Temos o PRR, que alias parece ter deixado de fora a universidade como prioridade de investimento infraestrutural”, comentou. Por outro lado, André Barreto entende que “havendo vontade política, tendo presente a capacidade, o empenho, a ambição que se vê e sente, chegou a altura de fazer a Educação a nova grande aposta de desenvolvimento regional”, o que não passa por construir mais escolas mas “fazer da educação o mote do nosso desenvolvimento e deixar de depender de uma ou duas indústrias.

É ter capacidade, num mundo cada vez mais de serviços e cada vez mais artificialmente inteligente, de apostar na diversificação”. É preciso, disse, “entender que o melhor para a nossa região seria importar professores universitários, técnicos especializados em determinadas áreas, em vez de empregados de mesa e canalizadores”. Com a criação da escola internacional do turismo, pretendida pela UMa, o responsável defende que a universidade madeirense esteja no centro do desenvolvimento. A finalizar, André Barreto entende que o reitor da UMa conseguirá tornar possível transformar a zona da Penteada num “verdadeiro espirito universitário, sem cheiro a mofo”, pedindo, por outro lado, “vontade politica, da universidade, do país para respeitar a verdadeira autonomia da nossa Uma, que pela sua localização tem especificidades muito próprias”.

Após o seu discurso, André Barreto deu posse a Sílvio Fernandes. A cerimónia está a ser assistida pelo presidente do governo regional, pelo representante da República, vice-presidente da Assembleia Legislativa, lideres partidários, pelo bispo do Funchal, entre outras entidades.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas