No dia em que completavam 24 anos (3 de janeiro), as gémeas Alejandra e Ana Cristina Rodriguez tiveram uma notícia inesperada, que lhes soube a prenda. Nicolás Maduro e a mulher Cilia Flores tinham sido capturados e levados para fora da Venezuela.
O primeiro pensamento foi para o pai, Juan Rodriguez dos Ramos, “preso injustamente, sem provas”, em Rodeo I, uma cadeia conhecida pelas péssimas condições de detenção que oferece, como sobrelotação, alimentação deficitária e água de má qualidade.
O JM falou com as filhas do coronel, reformado da Força Armada Nacional Bolivariana, um dia antes do anúncio da libertação dos presos políticos. Após esta notícia, voltámos a contactá-las, mas ainda não tinham informação se o pai será libertado. Esperança, sim, e muita!
Fernando Venâncio, atualmente com 58 anos, está preso, na Venezuela, desde 4 de agosto de 2024 e no dia 18 de novembro do ano passado foi condenado a 19 anos e três meses de cadeia. A decisão do tribunal, segundo o filho (o mais velho de quatro), “ocorreu sem apresentação clara de provas e sem testemunhas”, numa audiência marcada por falhas de eletricidade.
O empresário, da área do comércio e agricultura, foi detido por elementos do CICPC (Cuerpo de Investigaciones Científicas, Penales y Criminalísticas), para prestar declarações, na sequência da investigação de um homicídio ocorrido próximo de uma das suas propriedades (a 4 de agosto de 2024).
Leia mais na edição impressa deste sábado.