O vice-presidente do Governo Regional apelou, na manhã deste sábado, à população para que tenha cuidados, porque há riscos de entrada de novas estirpes do vírus na Região.
"Infelizmente, e felizmente por outro lado, a Madeira tem o seu aeroporto a funcionar, embora o número de voos sejam muito limitados, mas a verdade é que continuam a chegar pessoas com outras estirpes de covid à Região", disse inicialmente Pedro Calado.
Mas, "se não houver algum cuidado, poderá haver a propagação desse mesmo vírus à população".
Nesse sentido, "o que estamos a fazer é tentar evitar que isso aconteça e pedir às pessoas que compreendam estas limitações, porque quanto mais cedo tivermos a saúde pública controlada, mais cedo vamos conseguir ter uma retoma da atividade económica".
Pedro Calado releva "todos nós esperamos [que a retoma] seja de uma forma regular e duradora e definitiva. E não andarmos aqui a estes solavancos, ‘abre fecha, abre fecha’, porque isto não é bom para ninguém".
Posto isto, o controlo nas entradas da região irá continuar no aeroporto da Região, numa altura quem que, sabe-se, o número de reservas feitas nos hotéis da Madeira, durante o mês de janeiro, tendo em vista os próximos meses, aumentou substancialmente.
Declarações feitas no Terreiro da Luta, à margem de uma visita a intervenções que estão a decorrer em estradas regionais, do concelho do Funchal
David Spranger