MADEIRA Meteorologia

PAN apresenta oito sugestões para melhorar o município do Funchal

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Agosto 2022
16:11

Numa nota enviada à redação, o PAN Madeira apresentou oito soluções para o concelho do Funchal, com base no trabalho de auscultação realizado junto da população.

No que toca à segurança, o partido propõe a criação da Polícia Municipal, por considerar que "não podemos ter na nossa cidade locais entregues aos traficantes, aos consumidores ou onde é perigoso passear, transitar ou sequer estacionar", a par da implementação do "no Funchal eu conto" de combate ao álcool, à toxicodependência e à indigência;

Já para combater o inverno demográfico, a proposta avançada é a de "dar apoio efetivo à natalidade", nomeadamente através da gratuitidade dos manuais do 1º ao 12º ano de escolaridade e a criação do Polo do Conhecimento com residência associada para estudantes de fora do município.

No que concerne à mobilidade, a negociação com o governo regional para a introdução de transportes gratuitos no Funchal, de forma a diminuir a entrada de carros na cidade e reduzir a poluição atmosférica é a solução sugerida pelo PAN, que também defende a aplicação do projeto PAN "Cidade Criativa" para recuperar a malha urbana.

"A malha urbana não pode continuar a conter casas em ruínas ao lado de prédios, que estão juntos a casas em blocos outras vermelhas umas brancas e outras azuis. Urge dividir a cidade por áreas e convidar os ateliers de arquitetura a proporem projetos para termos uma cidade toda ela de charme, com espaço e espaços de vivência", pode ler-se na mesma nota.

Para o Funchal ser uma cidade ambientalmente saudável, a medida apresentada é a da implementação do projeto ‘Reflorestar’. "A cidade está a ficar cinzenta, importa desenvolver um projeto de rearborização que permita trazer os animais, reduzir as temperaturas e devolver aos funchalenses o seu Funchal", advoga o PAN.

A implementação dos projetos "Cidade Viva", de forma a apoiar o desporto amador, a cultura e o lazer para todos de modo a devolver aos Funchalenses a sua cidade, e "Funchal - cidade solar do Atlântico", onde com recurso aos fundos do PRR todos os edifícios municipais utilizariam energia solar, consta também desta proposta.

Por último, na PAN propõe o avanço da iniciativa "Funchal conhece", que aposta na educação e na formação contínua. "O Funchal deve afirmar-se no como cidade inovadora, aberta ao conhecimento onde todas as crianças contam", finalizou.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas