MADEIRA Meteorologia

PAN alerta para necessidade de devolver credibilidade à política

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
18 Março 2025
14:08

O PAN Madeira esteve esta manhã em campanha no Curral das Freiras e em Santo António. No início da tarde, enviou uma nota à comunicação social dando conta que o partido tem alertado para a necessidade de “devolver credibilidade às instituições e garantir que os cidadãos possam confiar em quem os governa. A política deve ser um espaço de transparência e de compromisso com o interesse público e não um ciclo de desconfiança que afasta as pessoas da participação cívica”.

Como afirmou Mónica Freitas, o PAN tem sido “firme na defesa de medidas concretas de modo a prevenir e a combater a corrupção. Propusemos, no âmbito da revisão da Lei Eleitoral, o aumento das limitações para titulares de altos cargos públicos, o que demonstra a nossa intenção de reforçar a transparência e garantir que a política serve a população e não os interesses instalados”, lembrando que o partido defende a obrigatoriedade de apresentação do registo criminal dos candidatos no momento de entrada das listas.

“Além disso, defendemos a implementação de um ‘tempo de nojo’ entre cargos públicos e funções privadas, garantindo que quem exerce funções políticas não possa transitar diretamente para setores que regulou ou beneficiou, evitando conflitos de interesse.

”O combate à corrupção tem de ser assumido como uma prioridade e não como um mero slogan de campanha. A estratégia nacional de combate à corrupção deve ter uma adaptação regional, incluindo um código de conduta exigente para titulares de cargos públicos na Madeira. É urgente colocar a integridade política acima dos interesses pessoais e partidários”, afirmou.

“O PAN estará na linha da frente na defesa da transparência e da credibilidade das instituições democráticas. Estas eleições são uma oportunidade para os madeirenses e porto-santenses escolherem um caminho diferente, um caminho que não dê espaço à impunidade e que coloque a boa governação como prioridade”, concluiu.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas