Integrado no "Ciclo Grandes Obras", a Orquestra Clássica da Madeira, constituída pelos seus dedicados músicos, convida o brilhante violinista Haik Kazazyan como solista e o exímio maestro José Eduardo Gomes para o concerto de 20 de maio, no Centro de Congressos da Madeira, pelas 18h, onde serão interpretadas a Sinfonia Nº 7 de Beethoven e, em estreia europeia, o Concerto para Violino e Orquestra "The Jacob´s Dream" de Baruch Berliner.
"Sobre a Sinfonia Nº 7, em termos musicais, representa o novo rumo que Beethoven deu à música sinfónica. A extraordinária unidade rítmica que conduz toda a sinfonia, especialmente o segundo andamento, faz deste um dos mais belos momentos musicais da inspiração de Beethoven. É devido à sua unidade rítmica, conjugação harmónica, equilíbrio estrutural e domínio das técnicas de composição, que faz desta Sinfonia, na opinião de vários autores, a melhor sinfonia de Beethoven.
Sobre a estreia europeia do Concerto para Violino e Orquestra «The Jacob's Dream» de Baruch Berliner, trata-se de uma Obra inspirada numa famosa história bíblica, retratada no Antigo Testamento, mais propriamente no livro de Génesis (28, 10-22), onde descreve que, depois de ter fugido de uma luta com seu irmão Esaú, Jacob chegou a um determinado sítio e resolveu passar ali a noite; com a cabeça apoiada sobre uma pedra que lhe servia de travesseiro e, dormindo sob o céu estrelado, viu uma escada que ia da Terra ao céu e que os anjos de Deus subiam e desciam por ela. No cimo da escada estava o Senhor que lhe disse: "Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão e do teu pai Isaque. Esta terra em que estás deitado é tua. Dar-ta-ei a ti e aos teus descendentes. Porque terás tantos descendentes como o pó da Terra; hão de cobrir a Terra do Oriente ao Ocidente e do Norte ao Sul. E todas as nações da Terra serão abençoadas por intermédio de ti e da tua descendência. E mais ainda, eu estou contigo e te protegerei onde quer que fores; hei de tornar a trazer-te com segurança a esta terra. Serei contigo em todos os momentos, a fim de te dar tudo quanto te estou a prometer".
É este o sonho que serviu de inspiração ao compositor Baruch Berliner.
O violinista Haik Kazazyan, considerado um dos mais proeminentes jovens violinistas da sua geração, é regularmente convidado para se apresentar em muitos países com orquestras e músicos de renome, e os seus concertos são realizados nos principais palcos internacionais. Haik irá interpretar o Concerto para Violino e Orquestra "The Jacob´s Dream", como um dos violinistas que faz parte da equipa do Projeto Internacional "Genesis" de Baruch Berliner.
Neste concerto, a Orquestra será dirigida pelo Maestro José Eduardo Gomes, que foi recentemente laureado com o 1º Prémio no European Union Conducting Competition, tendo ganho igualmente o prémio Beethoven no mesmo concurso. É maestro titular da Orquestra Clássica da FEUP e Professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, onde trabalha com as várias Orquestras. E, em 2018, foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural pela Cidade de V.N. Famalicão.
Salientar que este concerto contará também com a presença do Compositor israelita Baruch Berliner que estará pela primeira na Região Autónoma da Madeira, para acompanhar os ensaios e assistir ao concerto. Baruch Berliner nasceu em Tel-Aviv em 1942. Quando criança, cresceu na cultura vienense, ao som de Johann Strauss, Franz Lehar e Emmerich Kalman. Na sua juventude foi aluno de Oeden Partos, que foi diretor da Academia de Música de Tel Aviv e vencedor do Prémio Israel. O Compositor Berliner concluiu a escola em Berlim e os estudos académicos em física teórica na Universidade de Zurique na Suíça onde obteve o doutoramento em matemática.
No âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório-Escola das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante e disponibilidade da sala.
Trata-se de um concerto que de certeza despertará o interesse do nosso público, onde o romantismo de Beethoven e o misticismo de Baruch Berliner se irão conjugar num concerto único de grandes emoções", nota Norberto Gomes, diretor Artístico da Orquestra Clássica da Madeira.
Os bilhetes custam 20€ (com descontos para crianças, jovens e séniors) e podem ser adquiridos na Ticketline - https://ticketline.sapo.pt/evento/orq-classica-madeira-h-kazazyan-martin-andr-73169
Loja Gaudeamus - Colégio dos Jesuítas, Rua dos Ferreiros (próximo da Câmara Municipal do Funchal)
Bilheteira do Centro de Congressos da Madeira - Apenas no dia do concerto a partir das 16h.