MADEIRA Meteorologia

Município de Câmara de Lobos reforça apoios às instituições locais

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
18 Março 2025
11:18

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos assinou os protocolos de apoio financeiro e logístico destinados às instituições desportivas, juvenis, sociais e Casas do Povo que desenvolvem atividades no município. O valor global atribuído ascende a aproximadamente 375 mil euros, representando um aumento significativo face aos 305 mil euros disponibilizados em 2024, informa a autarquia, em nota de imprensa.

O aumento dos apoios atribuídos às instituições do concelho, nomeadamente Casas do Povo, Associações Juvenis de Instituições Sociais, têm por base o reconhecimento do papel vital que estas organizações desempenham no município, tendo a autarquia adotado “uma política criteriosa e equitativa na distribuição dos apoios, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficaz e beneficiem toda a população.

Na nota de imprensa é explicado que os apoios financeiros para 2025 foram distribuídos da seguinte forma:

“Casas do Povo: O valor atribuído passa de 54.000 euros em 2024 para 65.000 euros em 2025, o que representa um aumento de cerca de 20,4%. Este aumento engloba um apoio extra de 5.000 euros, destinado especificamente à promoção das festas temáticas que valorizam os produtos agrícolas locais.

Associações Juvenis: O apoio a estas instituições sobe de 32.500 euros em 2024 para 40.500 euros em 2025, registando um crescimento de 24,6%. Este reforço financeiro visa apoiar projetos inovadores e atividades que promovam a participação ativa dos jovens na comunidade, fomentando o seu desenvolvimento pessoal, social e cívico, bem como cobrir custos operacionais e logísticos associados à expansão das iniciativas promovidas no âmbito da formação e capacitação dos jovens Este montante será distribuído por cinco associações.

Associações Desportivas: O investimento nas 19 instituições desportivas aumenta de 196.100 euros em 2024 para 220.091,50 euros em 2025, refletindo um incremento de 12,2% que resulta de diversos fatores que justificam este reforço financeiro. Em primeiro lugar, registou-se um crescimento significativo no número de atletas federados e na diversificação das modalidades desportivas praticadas em alguns clubes do concelho, o que exigiu um maior apoio para cobrir despesas operacionais e de formação. Além disso, as necessidades logísticas de vários clubes aumentaram, face ao crescimento da demografia federada e à organização de um maior número de eventos desportivos no município. Estes eventos, que têm vindo a ganhar dimensão e visibilidade, atraem um número crescente de participantes, exigindo investimentos adicionais em infraestruturas e recursos. Para garantir uma gestão mais eficiente e transparente, todos os eventos desportivos previstos para 2025 foram reunidos e os respetivos apoios serão atribuídos através de contratos-programa, assegurando que os recursos sejam alocados de forma estratégica e equitativa. Este reforço visa não só apoiar o desenvolvimento desportivo no concelho, mas também promover a saúde, a inclusão social e o espírito comunitário através do desporto.

Instituições Sociais: O apoio a estas organizações regista o maior crescimento percentual, evoluindo de 22.500 euros em 2024 para 49.250 euros em 2025, o que representa um aumento significativo de 118,9%. Este reforço deve-se, em parte, à inclusão de seis novas associações que passam a ser apoiadas pela primeira vez no âmbito do associativismo. Além disso, houve um aumento da verba atribuída a algumas instituições que têm desenvolvido um trabalho notável e de reconhecido mérito no concelho, reforçando assim o seu impacto na comunidade. O montante total será distribuído por 17 instituições.

No total, serão atribuídos 374.841,50 euros a instituições do concelho ou que nele desenvolvam atividades de relevo. Segundo Sónia Pereira, presidente de Câmara em exercício, “O nosso objetivo é continuar a apoiar estas entidades fundamentais para a comunidade, assegurando que o apoio seja distribuído de forma justa e transparente. Cada euro investido nestas instituições é um investimento no nosso futuro coletivo, na coesão social e no enriquecimento cultural da nossa comunidade”.

A estes valores serão acrescidos os apoios a atribuir às instituições culturais, cujo valor ainda se encontra a ser apurado”, lê-se.

A autarquia referiu ainda que não serão concedidos apoios extraordinários às instituições com protocolo anual, exceto em circunstâncias especiais devidamente avaliadas. Esta medida visa garantir a máxima eficácia e impacto dos recursos disponibilizados, mantendo o rigor e a disciplina financeira necessários para um desenvolvimento sustentável do município.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas