No segundo painel da Mostra de Tecnologias, organizada pela ACIF, o tema em análise é “Modernização Administrativa’.
Cláudia Barroso, assessora do conselho diretivo da AMA - Agência para a Modernização Administrativa, Élia Ribeiro, diretora regional de Informática, e Bruno Macedo, presidente da Agência de inovação e modernização, são os oradores deste painel, moderado por Luís Sousa, administrador da ACIN -Icloud solutions.
A representante da AMA assegurou que o objetivo da atuação da agência é colocar soluções tecnológicas ao serviço do cidadão, sem prejudicar a vertente humana do próprio serviço.
Cláudia Barroso deu exemplos como os Espaços do cidadão no país, na simplificação de procedimentos, ou prescrição médica eletrónica, cuja transformação digital “foi bastante benéfica para os cidadãos”, tendo inclusivamente o projeto sido elogiado, por uma agencia das Nações Unidas.
Mais recentemente, a AMA desenvolveu uma aplicação oficial de acesso a documentos digitais emitidos pelo estado português, o Id.gov.pt, que permite, por exemplo a renovação automática da carta de condução.
Cláudia Barroso salientou que a transformação digital do Estado visa auxiliar os cidadãos no acesso aos serviços públicos, sendo que o portal ePortugal.gov criou, através do CHATGPT, uma assistente virtual que tem ajudado os cidadãos nos procedimentos.
A dar início ao debate, Luís Sousa reconheceu os exemplos dados por Cláudia barroso, assumindo se ainda como alguém que adora falar sobre modernização administrativa. O empresário recordou, no entanto, que sem descrédito ao trabalho do Estado, o setor privado tem vindo a desenvolver muitos projetos em beneficio do cidadão, como foi o Multibanco, criado em Portugal, ou a via verde nas autoestradas do país. Os cartões dos supermercados são outro exemplo.
Deu ainda o exemplo da plataforma da contratação publica que veio melhorar significativamente a vida das empresas e governos. Isto sem deixar de fazer referência ao IRS automático, outra evolução administrativa que transformou o país.