A secretária regional de Saúde e Proteção Civil, Micaela Freitas, lançou hoje um repto aos jovens madeirenses para que se tornem agentes ativos na promoção de hábitos alimentares saudáveis, aproveitando as redes sociais como meio de divulgação de informação credível e de prevenção da doença.
A governante falava na sessão de abertura do evento comemorativo do Dia Mundial da Alimentação, que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira, sublinhando a importância da educação nutricional e do envolvimento da juventude na mudança de comportamentos.
“Hoje estamos aqui perante uma plateia jovem, bem adepta das redes sociais, e deixo aqui o desafio para que utilizem também as redes sociais das instituições com competência na matéria, quer SESARAM, quer Direção Regional de Saúde, e consultem as redes sociais. Lá tem vários conselhos que são muito pertinentes para termos uma alimentação saudável, consultem e divulguem pelos vossos amigos e familiares”, incita.
A secretária regional destacou que o Governo Regional tem vindo a apostar em várias campanhas de promoção da saúde e prevenção da doença, nomeadamente em datas comemorativas como o Dia Mundial da Água, o Dia da Segurança Alimentar e o Dia da Luta contra a Obesidade.
Entre as iniciativas em curso, Micaela Freitas realçou a revisão da Estratégia Regional para a Alimentação Saudável e Segura, baseada num estudo sobre os hábitos alimentares da população adulta, e a criação de um Portal de Nutrição, “uma ferramenta inovadora” do Serviço de Nutrição do SESARAM que permitirá uniformizar práticas, centralizar informação e facilitar o acesso dos profissionais aos dados dos utentes.
“Nenhuma destas ações, nenhuma das atividades (...) terão sucesso se aqueles a quem nós dirigimos a nossa ação não aderirem às orientações dos profissionais especialistas. Portanto, nós fazemos o nosso papel, mas o nosso papel tem de ser complementado também com a vontade e com a adesão daqueles a quem nós nos dirigimos”, frisou.
24 mil consultas em 2024
A governante fez ainda questão de reconhecer o trabalho dos 33 nutricionistas do Serviço Regional de Saúde, que foram responsáveis por 24 mil consultas só em 2024.