O antigo Mercado do Largo do Chafariz, extinto no século XIX e localizado junto ao Bazar do Povo, é hoje palco de uma iniciativa da autoria de André Chaves e Alexandre do Carmo, professores da Escola Secundária de Francisco Franco, e conta com o apadrinhamento da Câmara Municipal do Funchal, da própria escola e do Museu de Fotografia Vicente’s.
Ao longo do dia, o público poderá vivenciar um programa de animação sociocultural pensado para todas as idades, com declamação de poemas da época, venda de flores, frutas, legumes, pão caseiro e outros produtos tradicionais, bem como a presença de figurantes e grupos folclóricos que recriam o ambiente oitocentista.
O evento inclui ainda atuações musicais, teatrais e humorísticas, registo fotográfico com simulação de fotografia analógica no Atelier Vicente’s, um almoço tradicional (milho com atum e/ou espada) e uma intervenção do professor Lúcio Perestrelo, dedicada ao Búzio e à sua importância no património material e imaterial da Região.
Na ocasião, a secretária regional de Educação salientou “o ato de memória coletiva”, que hoje tem aqui lugar, manifestando, que “projetos como este constituem verdadeiras aulas ao ar livre”, expressou Elsa Fernandes.
Desejou ainda que este projeto tenha continuidade. Já Jorge Carvalho, presidente da Câmara do Funchal, notou o “empenho de todos”, “trazendo esse tempo ao presente”. “É um momento de grande satisfação podermos trazer ao presente dinâmicas que a cidade viveu”, afirmou.