MADEIRA Meteorologia

Recriação histórica conta com cerca de 300 participantes

Data de publicação
30 Janeiro 2026
11:02

O Largo do Chafariz voltou a ganhar vida com uma recriação histórica dedicada à tradição mercantil da cidade do Funchal, numa iniciativa integrada no Plano Anual de Atividades da Escola Secundária Francisco Franco. O projeto pretende dar a conhecer aos alunos e à comunidade a dinâmica comercial que marcou este espaço desde os séculos XV e XVI.

Segundo o docente Alexandre do Carmo, responsável pela iniciativa, o local foi, durante séculos, “um ponto espontâneo de encontro e troca de bens, graças à existência de um fontanário”.

“Aqui trocava-se de tudo, desde peixe a produtos agrícolas, até ao século XIX”, explicou. Em 1890, o espaço ficou conhecido como o mercado das botas, sendo posteriormente integrada toda a atividade mercantil no Mercado dos Lavradores, em 1940, por razões de higiene e concentração de produtores.

A recriação incluiu diversos pontos de passagem, com mercadores associados ao evento e a recuperação do ambiente das antigas tascas, numa época em que a restauração era ainda embrionária. Produtos hortícolas, a florista anterior a 1935, o leiteiro e os transportadores de rede — que traziam as elites ao mercado — foram algumas das figuras representadas.

A iniciativa conta com a participação ativa de alunos e professores trajados à época. “Mesmo quem não conseguiu um traje completo acaba por se sentir parte do projeto”, sublinhou Alexandre do Carmo, destacando a importância do envolvimento da comunidade educativa.

Com cerca de 300 participantes, para além de turistas e transeuntes, o projeto pretende crescer nos próximos anos. Está já em mente, para uma futura edição, a associação da recriação histórica da Visita dos Reis à Madeira, em 1901, com o desfile da comitiva real, conforme sublinhou ao JM. “Queremos que este mercado tenha um efeito multiplicador e ganhe novas sinergias de ano para ano”, concluiu o docente.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas