O Grupo Parlamentar do Juntos Pelo Povo (JPP) declarou hoje que “não se deixa impressionar pelos anúncios do Governo PSD/CDS para encher as páginas de jornais, como o que foi feito na última quinta-feira, garantindo que até ao Verão vamos entregar mais 301 fogos”.
O JPP afirma que “o problema não é a falta de dinheiro, mas a comprovada incompetência do Governo PSD/CDS para responder com urgência à grave crise na habitação, lamentando que um problema social gravíssimo esteja a ser gerido com anúncios de jornais e números inconstantes”.
A deputada do JPP, Patrícia Spínola, falou esta sexta-feira à comunicação social junto à 3.ª fase do Complexo Habitacional de São Gonçalo, a primeira obra iniciada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em outubro de 2022, com conclusão anunciada pela Quinta Vigia para o segundo semestre de 2024. São 54 apartamentos de tipologia T1 a T4.
A escolha do local foi premeditada. “Mais de três anos depois, a obra está no estado em que todos podem ver, inacabada, trazendo à lembrança as obras de Santa Engrácia. Esta obra é um exemplo concreto da incompetência deste governo PSD/CDS para resolver uma crise que afeta jovens e famílias, há muito privadas de uma habitação compatível com os salários que auferem”.
Patrícia Spínola acrescenta que “no caso de S. Gonçalo houve casais jovens que se candidataram a uma habitação, foi-lhes garantido que até ao Verão de 2024 teriam a casa pronta a habitar, mas estamos em 2026 e era importante saber que soluções alternativas foram apresentadas pelo Governo a esses jovens e a essas famílias”.