MADEIRA Meteorologia

Matemático Jorge Buescu avisa que criptografia quântica já não é ficção científica

Data de publicação
08 Novembro 2024
16:38

“Temos de estar preparados para lidar com a criptografia, seja ela clássica ou quântica, de forma a continuar a garantir a segurança e a fiabilidade dos sistemas digitais. O alerta veio de Jorge Buescu, o matemático de renome que trouxe à conferência MadIT 2024, a decorrer esta sexta-feira no Centro de Congressos da Madeira, o desafio de “pensar fora da caixa”.

De acordo com o investigador e docente universitário, apaixonado confesso pela Matemática, o desenvolvimento rápido da criptografia para dimensões quânticas coloca novos desafios nas redes atuais de comunicações e de transacções online. Assinatura digital, criptomoedas e blockchain são exemplos de sistemas atualmente usados pela generalidade das pessoas, com validação jurídica, dependentes da segurança e fiabilidade dos processos de codificação.

A criptografia quântica utiliza os princípios da mecânica quântica para garantir uma comunicação segura. Com ela, emissor e receptor podem criar e partilhar uma chave secreta para criptografar e decifrar suas mensagens.

“Embora seja um mundo novo, não é ficção científica. Há já protótipos em desenvolvimento. Portanto, se estes avanços não são proibidos pela lei da Física, mais cedo ou mais tarde vão acontecer”, garantiu. “As coisas vão mudar e, no centro do processo, estão a matemática, a física e a ciência”.

O docente do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e autor de diversos livros, demonstrou que a matemática e a física continuam assim atuais e fundamentais no dia-a-dia, mesmo que a maioria das pessoas não compreenda a sua dimensão.

“A sociedade digital não pode existir sem criptografia cada vez mais sofisticada que nos garanta um alto grau de segurança”, frisou o também vice-presidente da European Mathematical Society e Membro da Academia das Ciências de Lisboa.

Através da história “Amor e criptografia – ou como um casal apaixonado pode inspirar a inovação”, Jorge Buescu guiou a plateia numa viagem inesperada pela história da criptografia, sempre balizado pelas grandes ideias da matemática e da Física.

Uma incursão que remontou à antiguidade através dos primeiros métodos de encriptação como a Cifra de César e Kamasutra, até ao século XX (máquina Enigma usada pela Alemanha nazi). Uma narrativa que agradou a plateia que enche a sala do CCM.

A conferência “MadIT 2024 - Madeira Innovation Talks – Contadores de Histórias de Inovação - Para Partilhar & Inspirar” decorre no Centro de Congressos da Madeira, com o objetivo de contribuir para uma “comunidade do conhecimento e da inovação”.

Organizada pela Região Madeira da Ordem dos Engenheiros e aberta à sociedade em geral, o MadIT 2024 tem ainda como convidados Elvira Fortunato, Joana Mendonça, Hélder Sousa, Vanessa Cesário e Teresa Gonçalves Lobo. Um painel inspirador de “contadores de histórias” que continuam a partilhar histórias de vida, inovação, conhecimento e criatividade, nas áreas da ciência, da engenharia, da tecnologia, da cultura e das artes.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Que importância atribui à eleição pela 10.ª vez consecutiva da Madeira como melhor destino insular do Mundo, nos “óscares do turismo”?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas