MADEIRA Meteorologia

Mais de 6.300 utentes da administração pública da Madeira alvo de juntas médicas em 2024

Data de publicação
15 Janeiro 2025
17:47

O Instituto de Administração de Saúde da Madeira (IASAUDE) informou hoje que, em 2024, foram efetuadas 6.328 juntas médicas a utentes do sistema de proteção social aos funcionários e agentes da Administração Pública (ADSE).

Segundo a informação do IASAÚDE, este número representa um aumento de juntas médicas na Região na ordem dos 7% em comparação com o ano anterior.

Em comunicado, o IASAÚDE explicou que a junta médica da ADSE funciona sob a dependência deste instituto, integrando a Administração Regional Autónoma da Madeira e a sua principal função é “certificar as condições de incapacidade dos utentes e determinar o direito a benefícios de saúde, desempenhando um papel fundamental no processo de avaliação médica e decisões associadas”.

No mesmo documento, acrescentou que 83% das juntas médicas realizadas em 2024 foram solicitadas no contexto de baixas prolongadas, sendo a segunda causa mais frequente os acidentes de trabalho, que representam 15% do total de pedidos.

De acordo com os dados recolhidos, 72% dos utentes que são alvo de juntas médicas da ADSE são mulheres e mais de 85% correspondem a reavaliações médicas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas