A Casa do Povo da Ilha promove, este sábado e domingo, 1 e 2 de abril, a 21.ª edição da Exposição Regional do Limão, um evento que pretende homenagear os produtores regionais e este fruto em particular, cuja produção tem excedido as expectativas em 2023.
"É um bom ano de produção do limão", enalteceu o secretário regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, que sublinhou, por ocasião da abertura do evento que decorre na freguesia da Ilha, em Santana, que a forte produção se deve a um trabalho que foi feito pela Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através dos serviços de acompanhamento técnico dos agricultores, no sentido de "debelar, através da introdução de um parasitoide, uma doença que estava a haver no citrino". Com esta ação, foi melhorada a qualidade das árvores e, consequentemente, a qualidade da produção, destacou o governante à 88.8 JMFM.
Humberto Vasconcelos adiantou que "o limão, este ano, irá crescer em relação ao ano anterior". De 2021 para 2022, a produção cresceu 2% e em 2023 "irá crescer mais", não só em quantidade, mas também em valor, o que é justificável tendo em conta que "o limão regional é muito superior ao limão importado" em termos de qualidade.
Em termos de números, o governante com a pasta da Agricultura julga que a produção de limão irá atingir as 900 toneladas ao longo deste ano. Assim, este que será "um grande ano" para o limão "demonstra bem que o setor primário tem crescido em todas as suas vertentes".
Confrontado com a dificuldade sentida pelos agricultores no que diz respeito à venda do produto, uma vez que as preferências, inclusivamente dos proprietários de bares de ponchas, acabam por cair sobre o limão espanhol, Humberto Vasconcelos defende que os produtores devem recorrer às novas ferramentas disponibilizadas pela tutela no sentido de abrir portas à comercialização do produto a novos consumidores. Para além disso, recorda, o Governo Regional tem procurado incentivar o consumo de produtos regionais através da realização de diversas ações promocionais.
Catarina Gouveia e Miguel Guarda