MADEIRA Meteorologia

Madeira representada no Parlamento dos Jovens pela Escola Gonçalves Zarco

Data de publicação
30 Maio 2025
14:20

Os alunos do 12.º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZarco), Francisco Pinto, Tiago Silva e Santiago Pena, participaram com distinção na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, que decorreu na Assembleia da República, em Lisboa, representando o círculo eleitoral da Região Autónoma da Madeira (RAM).

Este ano, o tema que esteve em debate foi ‘Novas Tecnologias: Desafios e Oportunidades para os Jovens’. O aluno Francisco Pinto foi porta-voz da delegação madeirense, tendo defendido propostas que visam promover a inclusão digital, combater a desinformação e regulamentar a utilização da inteligência artificial, de forma a garantir o respeito pelos direitos humanos e pela democracia.

A participação da delegação insular contou com a coordenação da professora Sandra Domingos, que acompanhou os alunos ao longo de todo o processo.

“Ver os nossos alunos no Parlamento, a defender ideias com confiança e consciência cívica, é motivo de enorme orgulho. Esta experiência é verdadeiramente transformadora para os jovens envolvidos”, considerou a docente Sandra Domingos.

O aluno Santiago Pena desempenhou a função de jornalista da comitiva, sendo responsável por registar os principais momentos da participação, produzindo conteúdos informativos e reforçando o papel da comunicação na cidadania ativa.

A Sessão Nacional contou com a presença de Julieta Sampaio, fundadora do Projeto Parlamento dos Jovens, cuja intervenção inspirou os participantes, reforçando o propósito educativo e democrático da iniciativa, que comemorou 30 anos. Julieta Sampaio destacou a importância da juventude na construção de uma sociedade mais justa, informada e participativa.

Também presente na sessão esteve o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, que deu as boas-vindas aos jovens parlamentares e incentivou-os a continuar a exercer a sua cidadania de forma ativa e consciente.

“A presença na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens foi o culminar de vários meses de preparação, debates internos, eleições e sessões, de âmbito escolar e regional, realizadas ao longo do ano letivo. Esta experiência permitiu aos discentes desenvolver competências fundamentais como a argumentação, a comunicação, o trabalho em equipa e o envolvimento cívico e democrático”, refere o presidente do conselho executivo, Ricardo Barcelos, em comunicado, acrescentando que “a Escola Secundária Gonçalves Zarco continua, desta forma, a afirmar-se como uma escola promotora de cidadania ativa, de pensamento crítico e de envolvimento democrático dos seus alunos”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas