MADEIRA Meteorologia

Madeira reforça prevenção do cancro da mama com nova ronda de rastreios

Data de publicação
28 Outubro 2025
10:56

O cancro da mama é uma doença que tem vindo a aumentar, mas também é uma das que apresentam uma elevada taxa de sobrevivência, afirmou Ricardo Sousa, presidente do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito da sessão pública sobre prevenção e diagnóstico precoce da doença, que decorre ao longo desta manhã, no Museu de Arte Sacra no Funchal.

“Em Portugal, cerca de nove mil pessoas são diagnosticadas, sendo que duas mil já chegam tarde. Isso significa que há dois aspetos que devemos ponderar. O primeiro é que estamos a diagnosticar mais o serviço de saúde está a funcionar. No entanto, há também casos que nos devem preocupar: muitas pessoas não comparecem aos rastreios, nem respondem às convocatórias, e isso faz a diferença para essas duas mil que, infelizmente, não vão a tempo”, explicou.

O presidente acrescentou que um estudo divulgado ontem revelou que quem falta ao primeiro rastreio aumenta em 40% a probabilidade de vir a ter a doença num estado mais avançado.

Em média, na Madeira são registados cerca de 300 novos casos por ano de cancro da mama. Ricardo Sousa salienta ainda que o autodiagnóstico pode ser uma ajuda importante.

Também em declarações aos jornalistas, a secretária regional da Saúde e Proteção Civil afirmou que está a decorrer a décima volta do rastreio do cancro da mama um programa que já se realiza há 25 anos na Madeira destinado a mulheres assintomáticas entre os 45 e os 74 anos.

Micaela Freitas estima que nesta nova fase sejam chamadas cerca de 62 mil mulheres. “Neste momento, o primeiro concelho abrangido é o de Santa Cruz. Estamos lá a realizar os exames, foram notificadas várias utentes e estimamos que, ao longo desta décima ronda, cheguemos às 62 mil. O que pedimos é que todas adiram ao rastreio, que é uma forma eficaz de, primeiro, evitar mortes e, depois, garantir que o tratamento seja menos agressivo e que a taxa de sobrevivência seja maior”, sublinhou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas