O Presidente da Direção da ACIF-CCIM, António Jardim Fernandes, participou no dia 4 de novembro na Conferência de Alto Nível: “A Região Autónoma da Madeira na Agenda Estratégica da UE: Conectividade, Segurança, Sustentabilidade”, que teve lugar em Bruxelas, no Parlamento Europeu.
Citado em comunicado, António Jardim Fernandes, destacou o papel estratégico da Madeira e das Regiões Ultraperiféricas (RUP) na autonomia, segurança e projeção internacional da União Europeia.
Na sua intervenção, o responsável sublinhou que as RUP são “ativos estratégicos da União”, defendendo políticas europeias específicas, estáveis e ambiciosas, com orçamentos próprios e reforçados. Alertou ainda para o risco de retrocesso que representaria a diluição dos atuais instrumentos financeiros, como o POSEI, FEDER-RUP e majorações de cofinanciamento, no próximo Quadro Financeiro Plurianual.
António Jardim Fernandes referiu o Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) como um pilar essencial da competitividade regional, apelando à rápida negociação do Regime V, que deve evoluir para um modelo fiscal e regulatório moderno, integrado e atrativo, capaz de promover inovação, investimento produtivo e sustentabilidade.
O responsável da ACIF-CCIM apontou ainda a Madeira como uma “gateway económica e tecnológica entre a Europa, África e as Américas”, bem como um território de experimentação de políticas e tecnologias europeias, um verdadeiro laboratório vivo da transição verde e digital.Enfatizou ainda a visão Madeira 2050, assente numa ilha autossuficiente em energia, água e alimentos, com uma economia verde e azul, sustentada pela inovação, pela inteligência artificial e pela governação digital participativa