MADEIRA Meteorologia

Madeira acolhe o primeiro ‘Whale Fest’ no próximo mês

Data de publicação
29 Setembro 2024
10:50

De 4 a 6 de outubro, o arquipélago da Madeira acolherá a 1ª edição do Festival da Baleia, uma celebração dedicada ao rico património cultural e ecológico dos cetáceos da Região.

Coordenado pelo Comité Gestor da Whale Heritage Area, este evento, integrado no Festival da Natureza, reforça o compromisso da Madeira para com o ecoturismo responsável e a conservação dos cetáceos. Apoiado por diversas entidades locais, o festival unirá ciência, arte e cultura através de três eventos principais:

• 04 de outubro, 18h30: Abertura oficial do festival e exposição de arte no Centro de Arte Caravel (Rua D. Carlos I, 19A), Funchal.
• 05 de outubro, 12h00: Inauguração da exposição fotográfica “Biodiversidade dos Cetáceos da Madeira” e atuação do grupo de percussão “Os Macetitas” da SocioHabitaFunchal, na Avenida do Mar (passeio sul, perto da Praça do Povo), Funchal.
• 06 de outubro, 14h00: Festival da Baleia no Jardim do Museu da Baleia, Caniçal.

A Madeira é um dos destinos de observação de cetáceos mais respeitados no mundo, sendo o lar de 29 das 38 espécies de cetáceos registadas no Atlântico Norte. O festival tem como objetivo celebrar esta biodiversidade, destacar o papel crucial dos cetáceos na saúde dos nossos oceanos e promover práticas de turismo sustentável.

O Madeira Whale Fest é apoiado e organizado por várias entidades, incluindo a ARTE.M, Greener Act, Lobosonda, Câmara Municipal de Machico, Museu da Baleia, Ocean Devotion Madeira, SocioHabita Funchal, VMT Madeira, Câmara do Funchal, Clube Naval do Seixal, Direcção Regional do Turismo e Governo Regional da RAM. O festival pretende reunir a comunidade local, as empresas de observação de cetáceos e o público em geral numa celebração que honra a importância ecológica, cultural e económica dos cetáceos nas águas da Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas