MADEIRA Meteorologia

Madalena Nunes destaca em Lisboa a qualidade do "panorama criativo madeirense"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Setembro 2021
12:11

Madalena Nunes, vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal do Funchal, assistiu ao encerramento da exposição coletiva que teve como intuito explorar as especificidades do panorama criativo madeirense, intitulada "Na Margem da Paisagem Vem o Mundo", que decorreu de 30 de junho a 31 de agosto em Lisboa.Madalena Nunes, vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal do Funchal, assistiu ao encerramento da exposição coletiva que teve como intuito explorar as especificidades do panorama criativo madeirense, intitulada "Na Margem da Paisagem Vem o Mundo", que decorreu de 30 de junho a 31 de agosto em Lisboa.

Recorde-se que as Galerias Municipais de Lisboa (EGEAC) em parceria com a PORTA33, convidaram um Coletivo de Curadores da Pós-Graduação em Curadoria de Arte da NOVA-FCSH para organizar uma mostra artística que abordasse as ramificações da alteridade na paisagem.

Madalena Nunes destaca que este projeto foi apoiado pela Câmara Municipal do Funchal e que terá continuidade em outubro, desta feita na capital madeirense. "É muito profícua esta ligação entre a EGEAC e a PORTA33 com o universo académico de excelência como é a NOVA-FCSH. Foi com muita honra que acompanhei o encerramento deste projeto apoiado pela Autarquia que reflete a essência de quem vive numa ilha", afirmou a autarca.

"Esta é apenas mais uma prova da qualidade do panorama criativo madeirense. Os nossos artistas puderam expressar e dar a conhecer o seu talento a nível nacional. Este ‘intercâmbio’ cultural é, sem dúvida, muito enriquecedor", acrescentou a Vereadora da Cultura.

Nesse sentido, o conjunto de trabalhos apresentados referenciam a ideia de uma ilha, enquanto geografia ficcionada, onde se especulam relações, constroem-se novos tempos e memórias, e se desafiam novas narrativas estéticas que sugerem outras interpretações dos lugares e das suas histórias.

De referir que, foi dado especial enfoque a uma nova geração de artistas, na sua maioria relacionados com a importante atividade curatorial e cultural da PORTA33 ao longo das últimas três décadas. Esta mostra, orientada por Emília Tavares e Sandra Vieira Jürgens, é o projeto final da edição de 2020-2021 da Pós-Graduação em Curadoria de Arte.

Nesta exposição participaram os seguintes artistas: Bruno Côrte, Ção Pestana, Carolina Vieira, Dayana Lucas, Duarte Ferreira, Filipa Martins, Hélder Folgado, Hugo Brazão, Hugo Olim, Joana Viveiros, Mariana Marote, Miguel Ângelo Martins, Nuno Henrique, Ricardo Barbeito, Sara Rodrigues, Tiago Casanova e Vítor Magalhães.

A sessão de encerramento contou ainda com a exibição do filme "Porta" de Francisco Janes, produzido pela PORTA33. A película é uma curta metragem experimental que segue sons e visões de um breve encontro no tempo com pessoas da PORTA33 no seio da sua atividade artística.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas