MADEIRA Meteorologia

Machico classifica como “chocantes” declarações do Chega sobre Serviço Municipal de Proteção Civil

Data de publicação
25 Junho 2025
15:59

O Município de Machico considera “chocantes” as afirmações recentemente proferidas pelo deputado à Assembleia da República Francisco Gomes, do Chega, alusivas aos assistentes operacionais do Serviço Municipal de Proteção Civil de Machico, que também são bombeiros voluntários da Corporação.

O parlamentar, recorde-se, afirmou que a vida de 21 bombeiros voluntários destacados há vários anos para o corpo de Bombeiros Municipais de Machico está a ser “prejudicada”, devido à autarquia “insistir em manter na categoria de assistentes operacionais”.

Leia a nota de imprensa da Câmara Municipal de Machico:

“Estes 21 homens foram contratados e integrados nos quadros da Câmara Municipal de Machico, de forma totalmente esclarecida e livre, com o objetivo de lhes conferir maior dignidade e estabilidade profissional, financeira e de proteção social, ao invés do que se verificava antes em que auferiam a um valor de 2,5 €/hora, numa situação precária e que não dignificava a sua missão. Aliás, alguns deles não exerciam qualquer outra atividade além da de bombeiro voluntário, sem qualquer vínculo ao Município de Machico.

Conforme já veiculado por várias entidades e na sequência da análise jurídica, não existe, de momento, enquadramento legal de modo a que seja conferida a mobilidade a estes assistentes operacionais para a carreira de bombeiros sapador.

Estranha-se a forma leviana e irresponsável como o Sr. deputado nacional Francisco Gomes revela extrema ignorância sobre o tema em apreço, estando apenas interessado em aproveitar-se politicamente desta situação, ele sim desrespeitando os nossos bombeiros voluntários e a causa que servem, ao contrário deste município que tudo tem feito para lhes conferir maior dignidade no exercício das suas funções, como parte integrante e ativa da Corporação.

Esclarece-se, que os contornos jurídico legais e legislativos, que concorrem para a análise desta situação particular, foram já, por variadas vezes, comunicadas aos interessados. Inclusivamente, as inúmeras reuniões promovidas por este município junto da tutela regional, do Serviço Regional de Proteção Civil e de vários sindicatos, cuja posição é unânime, segundo aquelas entidades, de que a única solução legal passa pela criação de legislação específica sobre esta matéria, no âmbito da Assembleia da República.

Neste sentido, insta-se o solícito deputado Francisco Gomes, em conjunto com os demais, a exercer cabalmente a sua função parlamentar e desencadear, em sede da Assembleia da República, as cabais alterações legislativas que venham a permitir que os aludidos assistentes operacionais possam, legalmente, aceder, por mobilidade, à carreira de bombeiro sapador, sem mais demagogias.

Por fim, a Câmara Municipal de Machico reitera todo o empenho e disponibilidade para ajudar os nossos operacionais a atingir os seus objetivos e justas reivindicações, através dos mecanismos legalmente previstos ou consubstanciado em pareceres, juridicamente fundamentados, que permitam uma decisão que não seja colocada em causa por nenhuma entidade da tutela administrativa.”

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas