A Loja de Juventude da Nazaré foi inaugurada esta quinta-feira, 2 de outubro, num espaço situado na Rua do Brasil. A cerimónia contou com a presença da Secretária Regional da Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, acompanhada pelo Diretor Regional de Juventude, André Alves, e teve como anfitrião o Chefe Regional da Associação dos Escoteiros de Portugal, Hélder Jardim.
A nova Loja de Juventude resulta de um protocolo celebrado entre a Direção Regional de Juventude e a Associação dos Escoteiros de Portugal – Região da Madeira, garantindo aos jovens da freguesia de São Martinho, um espaço de acesso gratuito à internet, computadores, apoio ao estudo, informação sobre mobilidade, voluntariado, formação e ainda um ponto de encontro de convívio saudável.
Na sua intervenção, a Secretária Regional destacou que este espaço “vale por mais do que um novo serviço: é a reafirmação de um compromisso, aproximar-nos dos jovens, escutá-los e dar-lhes condições para serem parte ativa da nossa comunidade”. Sublinhou ainda a parceria com os Escoteiros como “um parceiro de enorme relevância, com décadas dedicadas à educação não formal, à cidadania ativa e à formação de caráter das novas gerações”.
A Loja da Nazaré integra também o Programa Juventude Ativa, através do qual seis jovens serão responsáveis pela dinamização de atividades para outros jovens. “Teremos jovens a dinamizar atividades para outros jovens. Esta lógica de envolvimento direto cria proximidade, gera empatia e garante que as Lojas de Juventude sejam espaços pensados por e para quem delas usufrui”, reforçou a governante.
Este investimento foi possível graças ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Transição Digital da Administração Pública da RAM, permitindo modernizar serviços e reduzir desigualdades no acesso à tecnologia.
As Lojas de Juventude da Região Autónoma da Madeira já contam com espaços no Funchal, Camacha, Machico e Ribeira Brava, que em 2022 e 2023 ultrapassaram os 10 mil utilizadores anuais e registaram, só no primeiro semestre de 2025, quase seis mil utentes.
Para a Secretária, estes números confirmam que “os jovens procuram, utilizam e valorizam estes espaços, dando-nos a certeza de que estamos no caminho certo”.