MADEIRA Meteorologia

LIVRE quer aposta no futuro da pesca, a pensar nos jovens

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
18 Março 2025
14:19

O Livre defendeu, hoje, uma aposta efetiva no futuro da pesca, a pensar nos jovens e na modernização do setor, considerando que tal é possível aos comandos do partido.

“Com o Livre, é possível ter uma nova estratégia para as pescas na Madeira. Uma que valorize os pescadores e atraia as novas gerações para o setor. Que modernize as embarcações e os portos ou que reative a indústria transformadora de pescado”, lê-se na nota enviada às redações.

“A atividade pesqueira é essencial e há propostas concretas para concretizar o seu futuro. Hoje, os jovens não olham para as pescas como uma carreira de futuro. O Livre quer inverter essa tendência, criando oportunidades de formação para os jovens, com cursos técnicos especializados e a atribuição de apoios financeiros para adquirir embarcações próprias”, refere a candidatura.

O Livre quer ainda “garantir a modernização dos portos e das embarcações, garantindo condições de trabalho dignas e maior eficiência energética, com menos custos e menor impacto ambiental. Não contestamos a grande importância da atividade piscatória, mas não pode valer tudo. Queremos infraestruturas mais sustentáveis, através de práticas que respeitem os recursos marinhos e assegurem a viabilidade da pesca a longo prazo.

Também é preciso reativar a indústria transformadora do pescado, criando oportunidades de emprego. O LIVRE aposta num novo modelo de desenvolvimento para a região, assente na ecologia e em práticas piscatórias de alto valor acrescentado”.

Para um setor pesqueiro mais forte e justo, o Livre vai trabalhar em conjunto com as comunidades piscatórias, e garantir que as suas necessidades e desafios são integrados nas políticas regionais. Apostar na pesca é apostar na Madeira. Tenhamos a coragem de ser Livre”, conclui a nota de imprensa.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas