MADEIRA Meteorologia

Livre considera que “não pode haver impunidade” no caso de Eduardo Jesus

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
20 Junho 2025
12:11

O Livre expressou hoje, em comunicado, a sua “profunda preocupação com a banalização e a tentativa de branqueamento das declarações ofensivas” proferidas por Eduardo Jesus.

“Estas palavras, proferidas num espaço institucional e democrático, configuram uma violação inaceitável do respeito devido entre representantes eleitos e atentam contra a dignidade do Parlamento, especialmente quando dirigidas a mulheres, com uma carga discriminatória e misógina”, considera o Livre, vincando que “não pode haver impunidade”.

De acordo com o partido, a imunidade institucional ou o silêncio político “não podem servir de escudo a comportamentos ofensivos, sexistas e antidemocráticos”, além de que o presidente do Governo Regional da Madeira, único com competência para exonerar o secretário regional em causa, “tem também ele um histórico de atitudes e declarações públicas que desrespeitam sistematicamente a oposição, ativistas e qualquer cidadão que ousa criticar”.

O partido liderado por Marta Sofia frisa que o exemplo de que as instituições e os seus representantes dão têm consequências diretas fora dos corredores do poder. “Ao tolerar ou proteger este tipo de comportamento, está-se a legitimar o discurso de ódio, a normalizar o insulto como ferramenta política e, mais grave ainda, a reforçar o discurso misógino contra as mulheres na sociedade civil. Esta cultura de violência verbal e de desvalorização do outro abre espaço para formas cada vez mais agressivas de exclusão e silenciamento”, critica.

Por fim, o partido apela à comunicação social para que mantenha o foco na gravidade do momento. “O que está em causa é mais do que um insulto: é o respeito pelas instituições, pelos valores democráticos e pelos direitos fundamentais de representação, igualdade e participação”, remata.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas