MADEIRA Meteorologia

JPP salienta que plano aprovado para a desratização convoca Governo, UMa e autarquias

Data de publicação
15 Novembro 2024
18:01

O Projeto de Resolução da autoria do Juntos Pelo Povo (JPP) intitulado “Plano Estratégico para o Combate e Controlo às Pragas” foi aprovado na generalidade, quinta-feira, na Assembleia Legislativa Regional (ALRAM) com os votos favoráveis do JPP, PS, PAN e IL, votos contra do PSD e do CDS e abstenção do Chega.

Na apresentação da proposta, o vice-presidente da bancada do JPP, Rafael Nunes, justificou a pertinência da iniciativa com “a ausência de uma política consistente, integrada num plano de ação à escala regional”, que tem culminado “numa explosão demográfica e o consequente crescimento populacional completamente descontrolado das várias espécies de ratos, por toda a Região”, recorda o partido em comunicado de imprensa.

O dirigente do JPP apontou aos resultados das ações de desratização “tomadas de forma avulsa, zona a zona e sem a correta integração, como demonstrativos da evidente necessidade de definir e por em prática medidas e metodologias concretas, integradas e articuladas, que possam contribuir para o seu controlo”.

A proposta agora aprovada estabelece que o Governo Regional deve “proceder à recolha e atualização de dados sobre a densidade populacional destas espécies de ratos e elaboração, durante a presente legislatura, de um plano de ação, de natureza estratégica e operacional, que englobe os planos específicos de combate a estas populações”.

A iniciativa legislativa imputa ao executivo PSD/CDS a responsabilidade de “assegurar a operacionalização, articulação e cooperação entre os diversos organismos, sob a dependência dos secretários com responsabilidades nas áreas do ambiente, agricultura e da saúde”, e convoca outras entidades “com interesse na matéria, nomeadamente as autarquias locais e Universidade da Madeira, por se entender serem estas as entidades dotadas de meios que assegurem uma maior proximidade à resolução dos problemas concretos”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas