Luís Martins, deputado do JPP que é também o candidato do partido à Câmara municipal de Machico, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, aproveitou o facto de na véspera ter estado em debate, no plenário madeirense, a questão do plano de contingência para os aeroportos, para colocar Machico na equação. “Muitos ignoram que logo a seguir a Santa Cruz existe um concelho, como Machico, onde desembarcaram os navegadores portugueses”, conforme relava, mas “lembram-se disso em dias de concelho, mas depois fica trancado na boca até o ano seguinte”.
Isto para associar que “no plano de contingência, Machico pode se ser uma solução”, propondo, então, “iniciar um estudo capaz de fazer um porto, onde pudesse haver um ferry que ligasse ao Porto Santo”, mas, ressalva, “algo bem pensado, pois não queremos uma marina do Lugar de Baixo”.
Machico precisa de mais vida, Machico precisa sair do esquecimento”, disse Luís Martins, que no resto da sua intervenção elencou muitas outras necessidades que considera que Machico padece, numa oratória de clara campanha autárquica.