Ricardo Tavares, delegado regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), revelou que durante a tarde de hoje manter-se-ão os avisos de vento e agitação marítima, com máximas previstas de 90km/h, que nas zonas altas poderão voltar a atingir os 100km/h.
Quanto à operacionalidade do aeroporto, em declarações à rádio JM FM, o especialista recordou que já era de esperar que ontem e hoje “seriam dois dias muito, muito complicados”. “Ao longo do dia de hoje será muito complicado, a partir de amanhã o vento vai-se mantendo forte e as rajadas poderão chegar aos 60/km”, expressou, dando conta de que só a partir da tarde deste domingo “a situação poderá começar a entrar na normalidade”.
Em relação à precipitação, ao longo desta tarde, estão previstos aguaceiros, acompanhados de granizo, também com a possibilidade de ocorrências de trovoada, sobretudo nas costa norte.
Nas vertentes norte e nos extremos este e oeste o vento atingiu, tal como o JM já havia noticiado, rajadas de 100km/h e uma máxima na ordem dos 140km/h nas zonas altas. No Funchal, durante a manhã deste sábado, o vento chegou aos 70km/h.