MADEIRA Meteorologia

JPP não vê grandes diferenças no Orçamento e critica execução do complemento para idosos

Data de publicação
13 Julho 2024
15:16

A presidente do Juntos pelo Povo (JPP), Lina Pereira, afirmou este sábado que a proposta de orçamento para 2024 que o governo PSD-CDS entregou na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), “é em quase tudo idêntica” à versão que havia sido entregue em janeiro deste ano.

No final de uma reunião com militantes, simpatizantes e também aberto à população para debater o documento que será discutido na próxima semana na ALM, a dirigente disse que “ler este orçamento é reler o orçamento que foi entregue em janeiro deste ano”.

Esta foi a principal conclusão a que chegaram os participantes no encontro, que se realizou no Fórum Machico. “É um orçamento sem grandes novidades e, por isso, outra das ideias que sai desta reunião é no sentido de o JPP considerar as medidas que tem vindo a defender mas reiteradamente chumbadas”, sublinhou.

Uma das propostas bandeira do JPP é o complemento social para os idosos, cujo valor deveria subir para os 150 euros e não os 110 euros já anunciados pelo governo PSD/CDS. O partido tem vindo a demonstrar publicamente que a execução deste complemento está “muito abaixo do previsto”.

“É a própria secretaria regional de Inclusão e Juventude que diz que o complemento regional está a beneficiar 2.500 idosos, quando todos os dados disponíveis referem que o risco de pobreza e privação material nesta faixa etária é de 17.000 pessoas”, aponta o partido,

Contas feitas, “dos 4 milhões de euros orçamentados, apenas um 1,7 milhões chegaram aos idosos” até à presente data: “Estamos a falar de pessoas com pensões miseráveis que pagam contas de supermercado proibitivas”, nota a dirigente, para afirmar que “Miguel Albuquerque mente quando afirma que foram pagos foram pagos 4 milhões de euros”.

“Tem sido feita nos últimos dias a propaganda de que o governo regional vai aumentar o complemento social para os 110 euros, mas a proposta para que fosse aumentado, foi feita há seis meses pelo JPP e outros partidos”, indicou Lina Pereira. “Na altura, o PSD chumbou a iniciativa dizendo que não havia necessidade, agora parece que é importante, mas é preciso lembrar que este complemento foi criado em 2021 e executado apenas a partir de 2022.”

Lina Pereira denunciou ainda o nível de burocracia criada à volta do acesso ao complemento regional, refere que face à arrecadação recorde de receita fiscal “o governo do PSD poderia ter aumentado o complemento para os 110 euros ou mesmo para os 150 euros há mais tempo”, concluiu.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas