O Juntos Pelo Povo apresentou hoje, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de congratulação ‘À ATEF - Associação Teatro Experimental do Funchal (TEF Companhia de Teatro) pelos seus 50 anos’, cuja apresentação esteve ao cargo de Patrícia Spínola.
Neste âmbito, Paulo Cafôfo, do PS, lembrou que “não é fácil” um projeto de cultura vingar e persistir durante 50 anos, enaltecendo o legado de “ousadia e coragem” e de formação. “O TEF acabou por ser uma grande escola de formação de atores, técnicos, encenadores e de públicos”, reconheceu, entendendo que a Associação abriu caminhos nomeadamente em termos de apoios.
Já Joana Silva, do PSD, no palanque, relevou a trajetória “ímpar” do Teatro Experimental do Funchal que considera ser uma “das instituições mais marcantes culturais da Região, distinguindo-se pela qualidade artística, pela inovação e pelo compromisso pela formação”. A deputada expressou, por isso, congratulação pelos 50 anos de atividades e contributo da Associação à Região.
Da parte do IL, Gonçalo Maia Camelo parabenizou a ATEF e a todos os que lutam pela cultura, que é, “em Portugal, um dos setores que tem sido dos mais maltratados pelo Estado” e que merece uma “profunda reflexão”.
Miguel Castro, do Chega, associou-se também ao voto de congratulação, felicitando o ATEF pelo seu aniversário. O deputado vincou ainda o facto de a Companhia de Teatro ser “um marco histórico na cultura madeirense”.