Já arrancou o processo de seleção da área de especialização e da instituição de formação para os candidatos ao internato médico de 2025, que decorre até 29 de novembro. Na Região Autónoma da Madeira, as escolhas são feitas presencialmente nas instalações do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE), responsável pelo acompanhamento dos procedimentos dos concursos, e deverão envolver 53 candidatos.
Ao longo deste período, os jovens médicos escolhem, de forma faseada e conforme a sua posição na lista nacional, a especialidade e o local onde pretendem realizar a formação especializada, com início previsto para janeiro de 2026. O processo é descrito como transparente, permitindo o acompanhamento, em tempo real, do número de vagas disponíveis através do mapa divulgado pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
Podem candidatar-se à formação especializada os médicos que concluíram a formação geral, bem como aqueles que já realizaram formação numa área de especialização, mas pretendem mudar de especialidade ou de instituição de formação.
Entre as escolhas já feitas, destaca-se o caso de Maria Leonor Nascimento, natural do Funchal, que garantiu a única vaga disponível em Cardiologia na Região, tendo escolhido o SESARAM como local de formação. “Era a minha primeira opção e consegui! Escolhi pelo facto de estar em casa, mas também porque temos um serviço de cardiologia bom. Inicia-se uma nova fase, que vai requerer trabalho árduo, mas vou terminá-la muito satisfeita porque estou na especialidade que sempre quis”, afirmou a jovem médica.
A presidente do IASAÚDE sublinha que o instituto “continua a garantir o acompanhamento de todo o processo, assegurando o apoio necessário aos candidatos durante este momento determinante para o futuro profissional destes jovens médicos”.
Para 2026, a Região Autónoma da Madeira dispõe de 40 vagas distribuídas por 24 especialidades, entre as quais se destacam 10 em Medicina Geral e Familiar, no contexto dos Cuidados de Saúde Primários, e uma vaga em Saúde Pública. Merece ainda nota a abertura, pela primeira vez, de uma vaga em Medicina de Urgência e Emergência.