José Manuel Rodrigues, presidente do CDS-PP/Madeira, apelou hoje à participação dos madeirenses nas eleições que estão a decorrer e que escolhem o próximo Presidente da República.
“O apelo que faço é a que todos os madeirenses vão votar, porque precisamos de um Presidente da República que tenha o máximo de legitimidade possível, para ter também autoridade no momento em que o país, para além da crise internacional, atravessa um período de emergência nacional, face à calamidades”, disse.
Perante estas duas realidades, “acho que precisamos de um Presidente com a máxima legitimidade, que é conferida pelo voto dos portugueses, e também com a autoridade para lidar com a situação dentro da cooperação entre os diversos órgãos de soberania, a começar pelo Governo”, defendeu, após ter votado na Escola da Ajuda, em São Martinho.
José Manuel Rodrigues advogou também que o país precisa de um Presidente que “contribua para a estabilidade política, necessária para que as legislaturas sejam cumpridas nos quatro anos”, e de um Chefe de Estado “reformista”, que “ajude o governo” em reformas como a do aprofundamento das autonomias, além de um Presidente que contribua para a “regeneração do sistema político” e para a “maior credibilização das instituições do regime democrático”.
Relativamente à relação do Presidente com a Madeira, José Manuel Rodrigues reconhece que o Chefe de Estado tem o poder de dissolver a assembleia legislativa, mas não acha que esse tema “esteja em equação”, porquanto a Região “tem estabilidade política Madeira, assegurada por dois partidos”.