MADEIRA Meteorologia

Iniciativa Liberal entende que PSD tem condições para governar sozinho

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
24 Março 2025
16:01

O

O deputado eleito pela Iniciativa Liberal entende que o PSD tem condições para governar sozinho, não necessitando de fazer uma coligação governativa nem com o IL nem com o CDS. Gonçalo Maia Camelo reafirmou que o IL mantém que não fará acordos com o PSD liderado por Miguel Albuquerque, mas “também sempre dissemos que queremos estabilidade na Região”.

Assim, e estando “fora de questão” um governo de Albuquerque com o IL, o coordenador do partido também considera que o PSD pode governar sozinho, fazendo acordos na Assembleia quando necessário, nomeadamente para fazer aprovar o Programa de Governo e o Orçamento Regional, entre outras propostas.

A seu ver, “é aberrante e desprestigiante para a Assembleia Legislativa da Madeira um deputado único – seja eu ou José Manuel Rodrigues – ser presidente do parlamento”, afirmou Gonçalo Maia, vincando que essa possibilidade “não é uma forma de dignificar a Assembleia”. “Não me parece correto, nem aceitável, centrar esta negociação na troca de cargos, seja na Assembleia seja no Governo”, afirmou, numa alusão Às conversações previstas entre Miguel Albuquerque e o deputado único eleito pelo CDS.

E voltou ao início: com a votação que o PSD obteve, elegendo 23 deputados, “tem a obrigação e deve governar sozinho”, comentando que o resultado eleitoral deu conta que “os madeirenses demostraram que querem que o PSD governe”.

Da parte do IL, Gonçalo Maia Camelo disse que o partido é “responsável e que não deitará um partido abaixo” por questões menores. “Não há nenhuma razão para não deixar o PSD governar face à confiança clara que o eleitorado deu ontem”, referiu, aditando ainda que “sempre dissemos que queremos estabilidade e que, acima de tudo, o que queremos é defender as nossas propostas e as nossas ideias” no parlamento madeirense, votando “em consciência”, principalmente no que se refere a propostas de orçamento e programa de governo.

Por outro lado, o deputado eleito pelo IL disse que não foi contactado nem pelo PSD nem por outros partidos com vista a negociações, apenas para felicitações e cumprimentos institucionais.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas