MADEIRA Meteorologia

Iniciativa Liberal critica revisão do Subsídio de Mobilidade

Data de publicação
27 Setembro 2024
14:40

A IL Madeira considera que as propostas de revisão apresentadas pelo Governo da República, bem como a Portaria hoje publicada, “são uma desilusão e uma traição às populações insulares”, ainda para mais, considerando que, como refere Gonçalo Maia Camelo, “ainda se encontra, supostamente, a decorrer o prazo de apresentação de contributos por parte dos interessados.”

As propostas e alterações divulgadas reduzem-se:

º À criação de uma plataforma eletrónica, que já devia existir há muito tempo, para solicitar os reembolsos;

º À promessa, não concretizada na Portaria hoje apresentada, de receber a devolução do preço da viagem logo após a compra do voo; e,

º À introdução de um teto máximo para os residentes dos Açores, tal como já sucede, de forma injustificada, para os Madeirenses.

Segundo Gonçalo Maia Camelo, com estas propostas, “o PSD e CDS contradizem o que aprovaram enquanto oposição, continuando a não garantir que os Madeirenses pagam apenas o valor que lhes compete no ato de aquisição das viagens”, e “ao invés de eliminarem o teto máximo que vigora para os Madeirenses, sujeitam os Açorianos ao mesmo tratamento discriminatório.”

Para além do mais, “insiste-se num modelo que tem provado ser desadequado, e que levou à escalada injustificada dos preços, motivada pela concertação de preços entre os operadores, e que acaba por constituir uma forma de financiamento encapotado da TAP e da SATA”, adita a IL.

Neste contexto, Gonçalo Maia Camelo garante que “a IL Madeira, em articulação com o Grupo Parlamentar da IL na Assembleia da República, tudo fará para garantir que os Madeirenses tenham, pelo menos, 4 viagens por ano pagando apenas o montante que lhes compete, sem necessidade de requerer reembolsos.”

Neste particular, diz lamentar que o Governo Regional da Madeira “tenha rejeitado a proposta da IL Madeira de aplicar o modelo do Estudante Insular a todos os Madeirenses, solução óbvia, sem encargos financeiros, e que teria resolvido parcialmente o problema”.

Por último, e porque “considera que o atual modelo distorce a concorrência e penaliza os contribuintes e o erário público”, a IL Madeira irá propor ao Grupo de Trabalho encarregue da receção e avaliação de contributos, a transição progressiva para o modelo que vem sendo aplicado, com provas dadas, nas Canárias.

“Com este modelo, que, permite, por exemplo, que uma viagem Tenerife – Madrid seja consideravelmente mais barata que uma viagem Funchal – Lisboa, os Madeirenses apenas suportariam 25% do preço total da mesma, sendo o restante valor pago diretamente pelo Estado”, esclarece.

Gonçalo Maia Camelo conclui que “ao contrário do Governo da República e do Governo Regional, a IL Madeira não desistirá de lutar pelos interesses dos Madeirenses e dos contribuintes em geral, nem pactua com distorções das regras da concorrência e do normal funcionamento do mercado.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas