A candidatura da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de São Vicente propõe o estabelecimento de parcerias intermunicipais, nomeadamente no que respeita à digitalização do sistema administrativo que permita o acesso on-line à maioria dos serviços dos municípios. O intuito é "colocar as autarquias ao serviço dos munícipes", procurando "exercer, de forma competente, as funções que lhes são consignadas".
O candidato José Carlos Gonçalves lembra, num comunicado enviado às redações, que o acesso online aos serviços municipais tem "muitas vantagens", tais como: permite uma gestão "mais transparente" e uma "verificação mais célere" por parte do munícipe, desburocratiza e acelera os processos, adequa-se aos diferentes horários laborais e torna o acesso mais cómodo.
Refere, no entanto, que "na Madeira, uma significativa parte da população, sobretudo a mais envelhecida, não possui competências de literacia digital", sendo "fundamental nunca negligenciar esses munícipes, para tal dotando o Balcão Único das funcionalidades exigidas para prestar esse apoio".
"As autarquias não podem mais funcionar como um entrave à vida dos cidadãos em que um serviço público para ser prestado obriga a contrapartidas lesivas daqueles e da lei", remata a IL.