Em comunicado à imprensa, Nuno Morna, deputado do Iniciativa Liberal, manifestou as "preocupações ambientais" do partido, relativamente ao teleférico do Curral das Freiras.
O deputado acusa o IFCN de, "pela calada", ter assinado, no passo mês de setembro, o contrato de conceção, construção e conservação de um sistema de teleféricos, de um parque aventura e de interpretação de natureza e de um "zip line" (slide), incluindo as respetivas instalações de apoio e restauração, na zona do Curral de Freiras, concelho de Câmara dos Lobos, recordando que, por diversas vezes, o IL se manifestou "contra a construção desta megalomania".
"Este projeto irá desfigurar uma área protegida com uma paisagem única, para além de ameaçar as zonas de nidificação duma ave endémica em risco, a Freira da Madeira", alerta Nuno Morna, lembrando que o empreendimento "vem sendo classificado pelas entidades proponentes e licenciadoras, já enumeradas, como um bem de utilidade pública, o que permite redução drástica nos montantes a pagar ao Estado em impostos, nomeadamente IVA".
Mais acrescenta o liberal que estas "carruagens de 50 pessoas a ligar o Montado do Paredão ao Jardim da Serra e de 15 pessoas do Montado do Paredão ao Curral das Freiras" traduzem "verdadeiros autocarros voadores a sobrevoar a freguesia".
Com isto, o IL considera que o Instituto "que deveria zelar pelo património natural da nossa terra está claramente a compactuar com interesses que não descortinamos".
"Alegar acessibilidades, com uma ligação já anunciada pelo Secretário dos Equipamentos e Infraestruturas, que unirá o Curral das Freiras ao Jardim da Serra, garantindo verdadeiras ligações da freguesia com o exterior, esse sim, com verdadeira utilidade pública, não tem sentido nenhum", acrescenta o deputado.
Assim sendo, Nuno Morna dá conta de que "a Representação Parlamentar da Iniciativa Liberal entregou uma Proposta de Resolução que, se aprovada na ALRAM, recomenda ao Governo Regional que que suspenda de imediato o Procedimento Concursal 16888/2022, de 21 de Dezembro, e abandone a ideia da construção de um sistema de teleféricos, de um parque aventura e de interpretação de natureza e de um "zip line" e respetivas instalações de apoio e restauração, na zona do Curral de Freiras".