MADEIRA Meteorologia

IL propõe adesão da AT-RAM à arbitragem tributária

Data de publicação
26 Maio 2025
16:59

A Iniciativa Liberal Madeira (IL), através do respetivo Deputado Único, vai apresentar na Assembleia Legislativa da Madeira um projeto de resolução que recomenda ao Governo Regional a adesão da Autoridade Tributária e Assuntos Fiscais da Madeira (AT-RAM) ao Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD).

Esta medida, segundo os liberais, visa permitir que, à semelhança do que já acontece no continente, os contribuintes da Região (individuais e empresa) possam optar por um mecanismo de resolução de litígios fiscais mais rápido, eficiente e acessível – a Arbitragem Tributária.

Leia a nota de imprensa da IL:

“Para Gonçalo Maia Camelo, Deputado da IL Madeira, os benefícios desta proposta são claros: “atualmente, um processo nos tribunais tributários pode demorar mais de quatro anos até que seja proferida a decisão final. No CAAD, o tempo médio de resolução é de apenas 4,5 meses. Ora, a justiça fiscal é um fator decisivo para a competitividade económica e para a credibilidade das instituições. Uma justiça lenta é uma justiça que falha e inimiga do investimento e do crescimento económico. Uma justiça célere é uma justiça que protege os contribuintes, o Estado, o investimento e a atividade económica.”

A arbitragem tributária é um mecanismo voluntário, imparcial, validado pelo Estado e com provas dadas: o CAAD funciona sob a égide do Conselho

Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, e os respetivos árbitros constam de uma lista pública, estando sujeitos a rigorosos critérios de imparcialidade; em 2023 deram entrada no CAAD mais de 1000 processos; em regra, mais de 90% das decisões do CAAD são confirmadas pelos tribunais superiores; e a taxa de sucesso da Autoridade Tributária nos processos do CAAD é semelhante à registada nos tribunais tradicionais.

Por outro lado, os benefícios do recurso à arbitragem tributária são evidentes: o recurso ao CAAD permite reduzir as pendências nos tribunais tributários, melhorando as respetivas condições de funcionamento; e a celeridade na resolução dos litígios fiscais promove quer o aumento da eficiência da cobrança de receitas fiscais, quer o aumento da confiança dos investidores e dos agentes económicos.

Assim, Gonçalo Maia Camelo concluiu que, “com esta proposta, a Iniciativa Liberal apresenta uma solução simples, exequível e sem custos, com relevante impacto direto na vida dos cidadãos e das empresas, bem como na economia da Madeira. Uma solução que pode potenciar mais investimento na Região, nomeadamente, mas sem restringir, no âmbito do Centro Internacional de Negócios da Madeira.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Psicopedagoga, IASaúde

SER

11/07/2025 08:00

A Direção Regional de Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), tem um novo projeto.

”Ser...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas