MADEIRA Meteorologia

IL promove debate com Guimarães Pinto e Nuno Barata sobre autonomia

Data de publicação
26 Fevereiro 2025
17:44

No momento em que a Região se prepara para celebrar, em 2026, os 50 anos da Autonomia, a Iniciativa Liberal Madeira promoveu hoje um almoço-debate com Carlos Guimarães Pinto, deputado à Assembleia da República, e Nuno Barata, deputado da IL à Assembleia Legislativa Regional da região Autónoma dos Açores, sobre a autonomia regional.

O evento, que contou com mais de meia centena de participantes, teve lugar no restaurante da Quinta da Magnólia, com o título ‘Pelos caminhos da Autonomia’.

Leia a nota de imprensa da Iniciativa Liberal:

“Gonçalo Maia Camelo, candidato da IL às próximas eleições regionais, considerou que é preciso “clarificar e reforçar os poderes legislativos das Assembleias Legislativas Regionais”, criticando a interpretação restritiva que o Tribunal Constitucional tem feito desses poderes.

Defendeu ainda uma revisão da Lei das Finanças Regionais, que permita criar “um verdadeiro Sistema Fiscal Regional competitivo e eficiente”, que responda aos desafios específicos do contexto madeirense.

O deputado Carlos Guimarães Pinto acrescentou que “A Madeira é um exemplo da força que reside na autonomia e na capacidade de um povo definir o seu próprio destino. Nós, liberais, defendemos com fervor o princípio da subsidiariedade e da descentralização, pois acreditamos que as decisões devem ser tomadas o mais próximo possível das pessoas, para melhor refletirem as suas aspirações e necessidades. A Região Autónoma da Madeira é, por isso, um símbolo inspirador de resiliência e autonomia, que merece todo o nosso carinho.”

Já Nuno Barata, deputado na Assembleia Regional açoriana, reconheceu que as Regiões Autónomas têm “o desafio de usar todos os preceitos constitucionais e estatutários que estão ao seu alcance” e seguir um caminho de redução fiscal. Defendeu também que “É importantíssimo que as Regiões Autónomas exijam de Portugal o cumprimento das suas obrigações nas regiões naquilo que é da exclusiva competência do Estado e que, observando o princípio da subsidiariedade, deixem para estas as competências que tão bem sabem executar.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas