A Iniciativa Liberal (IL), em comunicado, recorda que, a Associação de Promoção da Madeira (APM) lançou, no passado dia 18 de dezembro, um concurso público para a organização de um evento de promoção da marca Madeira, a realizar nos Estados Unidos da América, no próximo mês de junho, com a presença do presidente do Governo Regional e do secretário regional do Turismo.
De acordo com a informação disponível, “o evento consistirá numa prova de vinhos e num jantar, a realizar na residência do Embaixador de Portugal em Washington, com cerca de 350 convidados”.
Para um evento com duração estimada de quatro horas, a APM admite um custo máximo de 490.000 euros, acrescido de IVA, o que poderá representar um encargo de até 1.400 euros por convidado.
Segundo o caderno de encargos, “este valor inclui despesas com viagens e estadias, decoração do espaço, catering, contratação de chefs madeirenses, oferta de brindes aos convidados e ainda a contratação de um ator, previamente escolhido pela APM, para interpretar a personagem de George Washington”, relata a IL.
Perante estes valores, a Iniciativa Liberal Madeira considera legítimo exigir esclarecimentos sobre o retorno comercial e financeiro de um investimento desta dimensão.
“Já foram realizados eventos semelhantes no passado? Quais foram os custos envolvidos e que resultados concretos tiveram para a promoção turística da Região?”, questiona o deputado da IL Madeira, Gonçalo Maia Camelo.
O deputado defende, ainda, que” importa clarificar quem serão os convidados e qual o seu efetivo enquadramento no setor do turismo, bem como de que forma este evento se traduzirá numa maior procura turística pela Madeira”.
Estas dúvidas tornam-se, para o IL, “particularmente relevantes tendo em conta que Washington não é um centro especialmente vocacionado para o ‘trade’ turístico, sendo sobretudo a capital política dos Estados Unidos, com reduzida concentração de operadores turísticos”.
A Iniciativa Liberal Madeira sublinha que “não se opõe ao investimento em promoção turística”, mas considera essencial que estes investimentos sejam acompanhados de critérios “claros de avaliação e de resultados mensuráveis”.
“Num contexto em que muitas famílias madeirenses enfrentam dificuldades crescentes com o custo de vida, é fundamental garantir que investimentos desta dimensão estão devidamente fundamentados e justificados”, lê-se na nota enviada.
Por fim, a IL Madeira defende a” necessidade de total transparência na contratação pública, assegurando que a escolha dos prestadores de serviços e a utilização de dinheiros públicos cumprem escrupulosamente as regras em vigor”.