MADEIRA Meteorologia

IL defende um sistema fiscal regional mais competitivo para a Madeira

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
28 Abril 2025
11:07

A Iniciativa Liberal apresenta, no seu Manifesto Eleitoral às legislativas de 18 de maio, um conjunto de propostas com vista à criação de um sistema fiscal regional mais justo, simples e competitivo. Sob o mote “Menos Impostos, Mais Riqueza”, o partido defende que a redução da carga fiscal é essencial para atrair investimento, criar emprego, aumentar salários e melhorar a qualidade de vida dos madeirenses.

De acordo com a nota de imprensa enviada às redações, as medidas propostas visam dar resposta às especificidades da Região Autónoma da Madeira, reforçando a sua atratividade económica no espaço europeu e assegurando mais liberdade de escolha e mais rendimentos a empresas e famílias.

Em concreto, a Iniciativa Liberal propõe a afirmação da Madeira como uma zona de baixa tributação, com taxas de IRC, de IRS e de IVA inferiores às aplicáveis na generalidade da União Europeia, a revisão da Lei das Finanças Regionais, de forma a permitir a criação de um Sistema Fiscal Regional, adaptado às necessidades e às especificidades da Região e a alteração do regime da Zona Franca da Madeira, tornando-o mais competitivo, em especial, para os sectores das tecnologias da informação e da comunicação, da economia verde e da economia azul.

Para João Côrte Fernandes, cabeça de lista da Iniciativa Liberal pela Madeira, “a experiência comparada (Irlanda, Malta e Chipre, entre outros países) demonstra que a competitividade fiscal constitui o principal fator de desenvolvimento das economias insulares, sendo um dos poucos instrumentos de captação de investimento e de profissionais qualificados que se encontram à disposição das mesmas.

Acresce que os constrangimentos próprios da insularidade afetam o rendimento disponível dos residentes nas regiões ultraperiféricas, que são tradicionalmente confrontados com custos de vida mais elevados e com rendimentos médios inferiores.”

Por isso, concluiu, “os Tratados da União Europeia reconhecem estas evidências, prevendo que as regiões ultraperiféricas podem adotar medidas específicas em matéria de política fiscal e de auxílios estatais. Que é, precisamente, o que defendemos, nomeadamente, para permitir a diversificação da economia regional, diminuir a dependência excessiva do Turismo e aumentar os salários.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas