MADEIRA Meteorologia

IL critica “manobra eleitoral” do Governo da República no adiamento do subsídio social de mobilidade

Data de publicação
16 Janeiro 2026
14:22

A Iniciativa Liberal considerou hoje que o adiamento da entrada em vigor do novo modelo do subsídio social de mobilidade é uma “manobra de distração política com claros fins eleitoralistas”.

Em nota de imprensa, o partido lembra que o Governo decidiu adiar, até 31 de janeiro, a exigência de situação contributiva regularizada para acesso ao subsídio apenas após críticas públicas e em pleno contexto de pré-campanha eleitoral para as eleições presidenciais. “Este recuo tardio e transitório levanta sérias dúvidas quanto à coerência e à credibilidade da decisão”, refere a nota da IL.

Para o deputado da Iniciativa Liberal, Gonçalo Maia Camelo, “se o Governo estivesse verdadeiramente disponível para deixar cair essa exigência, bastaria alterar a portaria que aprovou à revelia da ALRAM. Não havia qualquer necessidade de empurrar a decisão para depois das eleições, a não ser, claro está, por conveniência política. Nomeadamente, para salvaguardar a posição de Luís Marques Mendes, que só se lembrou deste assunto depois de ter sido ferozmente criticado por Miguel Albuquerque.”

Para a Iniciativa Liberal, este adiamento não resolve problema algum e demonstra falta de respeito pelos residentes da Madeira e dos Açores. Segundo Gonçalo Maia Camelo, “depois das declarações do Primeiro-Ministro na Assembleia da República, este adiamento temporário só permite duas leituras: ou a palavra do Governo não é fiável, ou estamos perante uma tentativa clara de empurrar o problema para depois das eleições. A pergunta é simples: se o calendário político fosse outro, teria o Governo tomado esta decisão?”

A Iniciativa Liberal alerta ainda que o adiamento não enfrenta o problema de fundo: a qualificação como subsídio, nem resolve outras injustiças agora criadas. O modelo já aprovado introduz a necessidade de apresentação de inúmeros novos documentos, reduz para metade o valor dos apoios nas viagens de sentido único e não permite o reembolso imediato para todas as companhias aéreas.

A Iniciativa Liberal defende um sistema de subsídio social de mobilidade simples, transparente e previsível, que respeite os direitos dos residentes das regiões autónomas e não os transforme em reféns de decisões avulsas, jogos políticos ou plataformas informáticas burocráticas.

“Defendemos, desde há muito, a passagem para um modelo de tarifa de residente, no qual o passageiro suporta apenas uma percentagem fixa do valor total da viagem, sem necessidade de reembolsos. Com esta solução, quanto menos a viagem custar, menor será o valor a suportar pelos residentes. Os madeirenses e os açorianos precisam de estabilidade, regras claras e soluções racionais. Não precisam de adiamentos de conveniência nem de decisões tomadas em função de calendários eleitorais”, conclui Gonçalo Maia Camelo.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a suspensão da exigência de situação contributiva regularizada para acesso ao Subsídio Social de Mobilidade?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas